Projeto de xadrez promove inclusão, letramento lógico e protagonismo juvenil no IFB

Com o objetivo de promover o letramento lógico-matemático por meio do lúdico, o projeto Xadrez Atípico: Letramento Matemático, Lógica e Ludicidade realizará oficinas, eventos comemorativos e um torneio competitivo ao longo do segundo semestre de 2025, com foco na comunidade do IFB. A iniciativa é um dos projetos contemplados pelo Edital Pipa e conta com a supervisão da professora Cinthia Nepomuceno, sendo executada pelos estudantes Heitor Tobar e Bernardo Gonçalves, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eventos e em Informática.
As ações estão previstas para ocorrer em três frentes principais: oficinas regulares de xadrez; dois eventos comemorativos nas datas simbólicas de 20 de julho (Dia Mundial do Xadrez) e 19 de novembro (Dia Internacional do Xadrez); e um torneio competitivo integrado à programação do ConectaIF. Todas essas atividades serão mediadas por estudantes atípicos, ampliando o alcance do projeto como uma ação de inclusão e valorização da neurodiversidade.
Mais do que estimular a prática do xadrez, o projeto busca popularizar o jogo como ferramenta pedagógica, fortalecer o protagonismo juvenil e proporcionar um ambiente de interação social entre estudantes, servidores e demais membros da comunidade. A iniciativa também aposta na inclusão de estudantes neurodivergentes — como aqueles com transtorno do espectro autista e síndrome de Down — como agentes ativos da proposta, tanto na mediação das oficinas quanto na estruturação teórico-metodológica das atividades.
Segundo a coordenação do projeto, o xadrez se mostra uma excelente estratégia para desenvolver a lógica, a concentração e o pensamento crítico, além de facilitar a comunicação e a convivência em grupo, especialmente para públicos que enfrentam barreiras comunicacionais ou sociais.
As inscrições para participar das oficinas e eventos já estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/
Redes Sociais