Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB realizam visita técnica à cidade de Pirenópolis
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB realizam visita técnica à cidade de Pirenópolis

Criado: Quinta, 10 de Julho de 2025, 10h00 | Publicado: Quinta, 10 de Julho de 2025, 10h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Julho de 2025, 10h01 | Acessos: 122
imagem sem descrição.

No dia 3 de julho, estudantes do curso Tecnologia em Eventos do IFB Campus Brasília participaram de uma enriquecedora visita técnica à Vinícola Assunção e à cidade histórica de Pirenópolis (GO). A atividade integrou os componentes curriculares de Lazer e Entretenimento, Meios de Hospedagem e Gestão de Pessoas e teve como propósito aproximar os discentes da realidade do setor turístico, por meio da vivência prática em empreendimentos de referência na região.

Acompanhados pelos docentes Diego Melo, Letícia Lima e Marina Weber, os estudantes puderam conhecer a estrutura, o funcionamento e as estratégias de gestão adotadas pela Vinícola Assunção — empreendimento enoturístico de grande relevância na região Centro-Oeste. Também tiveram a oportunidade de conhecer os processos empregados na vinificação local e os principais diferenciais do terroir do Cerrado.

A visita contou ainda com uma imersão cultural em Pirenópolis, cidade reconhecida por seu patrimônio histórico, charme colonial e vocação turística. Durante a passagem pelo município, os alunos observaram diferentes formas de oferta de lazer, meios de hospedagem e acolhimento ao visitante, compondo uma análise interdisciplinar dos destinos turísticos da região. A experiência proporcionou um olhar aprofundado sobre os processos que envolvem o turismo de lazer e a hospitalidade, além de fomentar a reflexão crítica sobre as possibilidades de atuação profissional no setor.

A ação integra o Projeto Integrador idealizado pelos professores responsáveis pelas disciplinas, com o objetivo de vincular a teoria estudada em sala de aula às práticas do mercado para fortalecer a formação técnica e crítica dos futuros profissionais.

Segundo o professor Diego Melo, que ministra a disciplina de Lazer e Entretenimento, “Essa vivência foi resultado do trabalho colaborativo entre professores, mas resultou também do esforço coletivo dos estudantes, que pesquisaram os equipamentos de turismo e lazer da região e elaboraram parte substancial do programa executado. Abordagens pedagógicas assim são essenciais para que os discentes compreendam, na prática, os desafios e oportunidades do setor e se inspirem a construir trajetórias profissionais pautadas na criatividade e na valorização das experiências que fazem parte das riquezas naturais e culturais do Distrito Federal e Entorno”.

Fim do conteúdo da página