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Enedes/IFB realiza primeiro treinamento em laboratório pioneiro de neurociência do consumo

Criado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 08h43 | Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 08h43 | Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2025, 12h01 | Acessos: 382
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A Escola de Negócios e Desenvolvimento Social (Enedes) do Instituto Federal de Brasília (IFB) avança na implantação de um dos projetos mais inovadores no Distrito Federal: o Laboratório de Neurociência do Consumidor (LabConsumer). A iniciativa é pioneira e tem como objetivo entender mais profundamente como o consumidor pensa, sente e decide — informações valiosas que podem transformar estratégias de empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

O primeiro treinamento técnico-presencial em neurotecnologias do laboratório de pesquisa em comportamento do consumidor, que será o mais completo do Centro-Oeste, acontece neste fim de semana, nos dias 2 e 3 de agosto, no IFB Campus Brasília, espaço Vitrine de Inovação. A formação marca uma etapa decisiva para a implantação do laboratório, que fará parte da Enedes, cuja inauguração está prevista para o final de outubro deste ano.

Durante o treinamento, professores e estudantes estratégicos do IFB receberão capacitação especializada para atuar com tecnologias de ponta utilizadas na área de neurociência, como eletroencefalograma (EEG), espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) e o laboratório portátil de áudio e vídeo da Mangold. A formação será conduzida pela empresa Brain Support, representante oficial desses equipamentos no Brasil.

Mas o que torna esse laboratório ainda mais especial é o seu modelo de atuação. O LabConsumer vai funcionar também como um elo direto entre ciência e mercado. Empresas do Distrito Federal poderão firmar acordos de cooperação técnica com a Enedes/IFB, garantindo acesso exclusivo aos resultados das pesquisas realizadas — estudos que podem influenciar desde campanhas publicitárias até o desenvolvimento de produtos e estratégias de atendimento ao cliente.

Além de aproximar o mundo acadêmico das necessidades reais do mercado, o projeto também abrirá caminhos para pesquisas em áreas como:

  • percepção de marcas e campanhas publicitárias;
  • usabilidade de plataformas digitais e experiência do usuário;
  • emoções e tomada de decisão em situações de consumo;
  • métodos de ensino que respeitam a cognição e a atenção dos estudantes;
  • acessibilidade e ergonomia para públicos diversos.

Mais do que um laboratório, o LabConsumer da Enedes será um espaço de conexão entre conhecimento científico e transformação social, fortalecendo o papel do IFB como referência em educação pública, inovação e desenvolvimento.

A Escola de Negócios e Desenvolvimento Social está sob a coordenação da professora Carla Simone Castro. Já o LabConsumer é coordenado pelo professor Fábio Henrique Monteiro Oliveira.

A Enedes é resultado de um convênio que conta com um investimento de R$ 11,5 milhões da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e gestão em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

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