Campus Brasília recebe Mostra Fotográfica “O Cotidiano Infantil Ngola-Africano”
O IFB Campus Brasília recebe, no dia 12 de novembro, às 16 horas, no auditório, com entrada gratuita, a Mostra Fotográfica “O Cotidiano Infantil Ngola-Africano: a Infância em Contextos Anticoloniais”, como parte da programação do II Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia (Siit).
No contexto dos 50 anos da Independência de Angola, a mostra — uma iniciativa do IFB Campus Brasília e do Projeto Redes Antirracistas, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial — presta homenagem às crianças de ontem, que, hoje adultas, transformam o presente e olham para trás com o espírito de Sankofa para semear futuros possíveis para as crianças do amanhã.
Com curadoria da professora e pesquisadora Dayane Silva e das estudantes bolsistas Débora Helena e Amanda Santos, a exposição apresenta fotografias de arquivos angolanos que revelam cenas do cotidiano infantil durante a Luta de Libertação de Angola (1961–1974).
O público é convidado a conhecer imagens e narrativas que dão visibilidade às infâncias africanas em contextos de resistência e transformação histórica.
Programação do evento:
- Abertura e Relato de Experiência: apresentação do projeto da exposição e relato da equipe organizadora.
- Exibição do Documentário: “A Persistente Fragilidade da Memória” (disponível em: youtube.com/watch?v=exscrO6EQbU).
- Roda de Conversa: “Infâncias Anticoloniais: Crescer em Tempos de Guerra” – com relatos de participação no Projeto “Infâncias Protagonistas” (infanciasprotagonistasunb.com.br) e no “Laboratório de Brincadeiras e Jogos Afro-Brasileiros e Indígenas”, com Jennifer Jacomini.
- Encerramento: reflexão final sobre as contribuições da exposição, do filme e dos projetos discutidos para a valorização do povo negro no Brasil.
Redes Sociais