IFB Campus Brasília promove mesa-redonda “Café com Empresários” durante o II Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia
O II Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia, realizado no IFB Campus Brasília entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025, integrou em sua programação um dos momentos mais marcantes do evento: a mesa- redonda “Café com Empresários: dores do mercado”, realizada nesta quarta-feira (12).
O encontro reuniu 17 empresários do Distrito Federal, representantes de setores como saúde, gastronomia, tecnologia e têxtil, nas instalações da Escola de Negócios e Desenvolvimento Social (Enedes) do IFB Campus Brasília. O espaço, concebido para fortalecer o empreendedorismo no Centro-Oeste, destaca-se por seus laboratórios modernos, com ênfase em neurociência aplicada ao comportamento do consumidor, além dos ambientes Lab Varejo e Lab Consumer, voltados para formação prática de microempreendedores em logística, exposição de produtos e criação de novos modelos de negócios.
O “Café com Empresários” representou um momento estratégico de articulação entre academia, governo e setor produtivo, reunindo o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Professores, estudantes e gestores puderam ouvir, compreender e mapear as principais necessidades e desafios enfrentados pelos empresários locais.
A diretora do IFB Campus Brasília, Christine Rebouças Lourenço, destacou a relevância do momento:
“A quantidade de empresários presentes e o interesse demonstrado são impressionantes. A atenção das pessoas nos faz perceber que existem, de fato, dores no mundo produtivo que precisam ser acolhidas. Muitas vezes, esses empreendedores ficam sem orientação. Alguém que possa escutar, apoiar e propor soluções inovadoras faz toda a diferença. Este evento também marca a culminância de um grande esforço para tirar a Enedes do papel. É um orgulho para o Campus Brasília e para todo o IFB perceber que estamos sendo vistos, e que nossa força não se limita aos muros institucionais. Juntos, temos muito a contribuir para a sociedade.”
A empresária Adriana Chagas, da Cake & Health, reforçou a importância da iniciativa:
“Fiquei muito feliz em participar do evento e conhecer a Enedes. É uma estrutura incrível, onde temas essenciais poderão ser discutidos, estudados e pesquisados, gerando impacto direto na comunidade e na cadeia produtiva. Entender a dor do empresário é fundamental. Foi um diálogo bonito e necessário, porque vocês nos pediram para falar e estão nos ouvindo. Se o líder não está bem, a empresa não vai bem.”
A coordenadora-geral da Enedes, Carla Simone Castro, apresentou as novas instalações, layout e o propósito da escola.
“Fiquei absolutamente maravilhada com o evento, porque esse espaço foi criado exatamente para ouvir as dores do setor produtivo e junto com eles construir um novo modelo de gestão, de liderança, de desenvolvimento. Ter a oportunidade de ouvi-los foi extremamente engrandecedor para a missão da Enedes. Acredito que, construindo junto com quem gera a riqueza do país, traz novo modelo de negócio do se pensar inovação, desenvolvimento de novos players, de novas oportunidades e, assim, a gente vai conseguir construir para o futuro uma sociedade baseada numa economia mais justa. Então é isso que a gente quer fazer na Enedes. Rever a forma de se fazer negócio, de fazer gestão de uma maneira mais humanizada, competente, potente, que respeite e ajude a desenvolver pessoas empreendedoras”, enfatizou.
A Escola de Negócios e Desenvolvimento Social (Enedes) é resultado da parceria entre o IFB e a ABDI/MDIC, com foco em apoiar o desenvolvimento do setor produtivo nacional por meio de capacitação, inovação e aproximação com o mercado.
A inauguração das novas instalações está prevista para dezembro de 2025, quando será apresentada toda a infraestrutura dedicada à formação qualificada de microempreendedores e ao desenvolvimento de novos negócios no Distrito Federal e na região Centro-Oeste.
Redes Sociais