Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudante do EMI em Informática conquista 1º lugar na VII Competição Feminina de Programação da UnB
Início do conteúdo da página

Estudante do EMI em Informática conquista 1º lugar na VII Competição Feminina de Programação da UnB

Criado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 18h03 | Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 18h03 | Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 18h03 | Acessos: 62

No dia 6 de dezembro, o IFB Campus Brasília teve uma de suas estudantes premiada na área de tecnologia. Amanda Alves dos Santos, estudante do 3º ano do curso técnico integrado ao ensino médio (EMI) em Informática, conquistou o 1º lugar na VII Competição Feminina de Programação da Universidade de Brasília (UnB), na categoria Ensino Médio.

O evento, que recebeu mais de 100 inscrições nas categorias Ensino Médio e Ensino Superior, tem como missão estimular a participação de meninas e mulheres na área da computação e ampliar a representatividade feminina nas competições de tecnologia.

Além de Amanda, também participaram da competição as estudantes Ana Kevelyn de Moraes Santos e Esther Cristiny de Alencar, do mesmo curso técnico. Assim como a campeã, elas fazem parte do projeto de extensão Meninas na Ciência IFB, iniciativa que promove a inserção e a permanência feminina nas áreas Steam, fortalecendo o protagonismo de meninas na ciência e na tecnologia.

Para Amanda, o resultado marca a consolidação de uma trajetória de esforço e persistência. Medalhista de prata na V edição da competição, ela retornou nas edições seguintes até alcançar o ouro. A estudante destaca o papel fundamental da formação recebida no Instituto:

“Sem as oportunidades que cada aprendizado no IFB me proporcionou, eu não estaria aqui hoje. Antes de entrar no instituto, eu não conhecia referências femininas no campo da inovação e mal sabia usar um computador. Hoje posso dizer que a tecnologia é o meu lugar. Este prêmio é fruto da minha dedicação e do apoio de cada professora e professor que caminharam comigo e acreditaram no meu potencial”, afirma.

A estudante também compartilha seu próximo objetivo: “Quero cursar Ciência da Computação na UnB e seguir ajudando outras meninas que sonham em ocupar esses espaços.”

Fim do conteúdo da página