Mostra de cinema alemão traz debate sobre racismo
A terceira sessão de cinema da Mostra Retrospectiva Panorama de 100 anos do Cinema alemão acontece dia 26 de junho de 2026, a partir das 18h, o auditório do Campus Brasília do IFB.
Na terceira sessão da mostra será exibido o filme “O medo devora a alma” do icônico diretor alemão Rainer Fassbinder, o mais rebelde entre os diretores do chamado cinema novo alemão. Em seus filmes, Fassbinder confronta invariavelmente as questões não resolvidas pela sociedade alemã desde o terror do regime nazista. Em “O medo devora as almas”, a questão confrontada é o racismo cotidiano da sociedade alemã em um contexto de imigração crescente durante os anos 1970 — questão que segue intocada nas figurações sociais alemãs até os dias de hoje. O filme de 1974 aborda a questão a partir de um recorte interseccional imbricando etarismo e questões de gênero.
Para falar sobre o filme e sobre a questão do racismo na Alemanha, após o filme haverá uma roda de conversa com a cineasta Edileuza Penha, diretora do consagrado documentário “Mulheres de barro” e idealizadora da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, e Jacqueline Fiuza, pesquisadora do ICNT Caleidoscópio da UnB que construiu sua carreira acadêmica em grande parte na Alemanha e se decida no momento a estudos sobre o movimento e a literatura feminista negra alemã.
A organização do evento considera a oportunidade um momento ímpar para uma discussão urgente, que dialoga com nosso cotidiano brasileiro. Sendo assim, os organizadores convidam toda a comunidade do IFB e toda a comunidade externa a participar.
Redes Sociais