Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Professor e pesquisador apresenta livro sobre a construção de Brasília e a Missão Cruls
Início do conteúdo da página

Professor e pesquisador apresenta livro sobre a construção de Brasília e a Missão Cruls

Criado: Terça, 20 de Outubro de 2026, 09h09 | Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2026, 09h09 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2026, 09h11 | Acessos: 55

O Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu, nesta segunda-feira, 19 de outubro, o professor e pesquisador Robson Eleutério, que, juntamente com a professora Iassana Rodrigues, apresentou o livro Raízes de Brasília: Lugares e Narrativas. No IFB Campus Brasília, o autor conversou com estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática sobre a história da capital e do território que existia antes de sua construção. Ao final, doou exemplares da obra para as bibliotecas do Instituto.

Durante a palestra, Robson abordou a construção de Brasília e a Missão Cruls, além de apresentar histórias e referências que ajudam a compreender a região antes da fundação da cidade. Entre os temas, estavam antigas fazendas e vilas, a Estrada Real, o roteiro do ouro de Urbano e a Pedra Fundamental.

A proposta do livro é contar essa história também pelas vozes de pessoas comuns muitas vezes anônimas e pelas narrativas dos lugares. Assim, a obra amplia o olhar para além dos relatos oficiais sobre a fundação de Brasília e valoriza as memórias e experiências que fazem parte da história do território.

A doação dos livros contribui para aproximar a comunidade acadêmica da história e da cultura locais, além de ampliar o acesso dos estudantes a outras perspectivas sobre a formação da capital e de seu entorno.

Fim do conteúdo da página