Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudo do IFB investiga respostas fisiológicas à desinformação
Início do conteúdo da página

Estudo do IFB investiga respostas fisiológicas à desinformação

Criado: Quarta, 04 de Novembro de 2026, 17h38 | Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2026, 17h38 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2026, 17h38 | Acessos: 19
O estudante do Instituto Federal de Brasília (IFB), Bruno Gomes, do curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet, participou do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB 2026), realizado de 28 de setembro a 1º de outubro, em Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, ele apresentou seu estudo sobre o uso de respostas fisiológicas na identificação de desinformação. A pesquisa, desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) e ao Laboratório de Neurociência e Estudos do Comportamento do Consumidor (Lab Consumer), da Escola de Negócios e Desenvolvimento Social do IFB (Enedes).

Intitulado “Análise de Respostas Fisiológicas na Identificação de Desinformação: Uma Revisão de Escopo”, o trabalho analisou 81 estudos científicos sobre o uso de sinais fisiológicos, como movimentos oculares e atividade eletrodérmica, para investigar as reações humanas diante de conteúdos potencialmente enganosos. Durante sua apresentação, Bruno destacou dados sobre o crescimento de mais de 308% da desinformação no Brasil em apenas um ano, conforme levantamento citado do Observatório Lupa, e apresentou uma abordagem que propõe ampliar a investigação para além da análise textual, concentrando-se também nos sinais fisiológicos dos leitores.

“A proposta da pesquisa é contribuir para uma mudança de perspectiva na identificação da desinformação, deixando de observar apenas o conteúdo dos textos e passando a investigar também as respostas fisiológicas de quem os lê. A participação no congresso foi muito enriquecedora, pois pude apresentar o estudo, trocar experiências com pesquisadores e profissionais de diferentes áreas e receber novas ideias que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto”, destacou Bruno.

O estudante ressaltou a importância da infraestrutura disponibilizada pela Enedes para a continuidade da pesquisa. Os equipamentos do Lab Consumer, especialmente o rastreador ocular (eye tracker) e o sensor de atividade eletrodérmica (GSR), serão utilizados na etapa prática do seu TCC para analisar as respostas fisiológicas dos participantes diante de conteúdos informativos.

A participação no congresso contribuiu para ampliar a visibilidade da pesquisa desenvolvida no IFB e evidenciou as possibilidades de integração entre tecnologia, neurociência e saúde. A iniciativa também destaca o papel da Enedes no apoio à produção científica e na disponibilização de infraestrutura para projetos interdisciplinares e inovadores no Instituto.
Fim do conteúdo da página