Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ceilândia > Aprovado projeto para acelerar capacitação em manutenção de equipamentos
Início do conteúdo da página

Aprovado projeto para acelerar capacitação em manutenção de equipamentos

Criado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 18h25 | Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 18h25 | Última atualização em Terça, 19 de Mai de 2020, 15h54 | Acessos: 660

Saiu o resultado final do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o projeto " Tecnologia para monitoramento da profilaxia da COVID-19 e capacitação célere de profissionais da manutenção de equipamentos biomédicos" do IFB foi aprovado.

Este projeto visa desenvolver tecnologia para monitoramento da profilaxia da COVID-19 e capacitação célere de profissionais da manutenção de equipamentos biomédicos por meio de kits didáticos específicos para possibilitar a manutenção dos respiradores mecânicos e equipamentos biomédicos.

A Profa. Thatiane Lima Sampaio, coordenadora do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do IFB/Campus Ceilândia,  explica que serão necessários componentes para montagem de torneira de acionamento automático para lavagem de mãos com monitoramento e contabilização de uso por pessoa e construção de kit didático de baixo custo para realizar treinamentos na manutenção de equipamentos biomédicos e ventiladores mecânicos. Serão capacitados cerca de 30 profissionais técnicos e disponibilizadas duas torneiras automáticas para unidades de saúde para mitigação dos impactos da emergência do COVID-19. Esse projeto tem como parceiros o SENAI e a UNB e já está em andamento com a capacitação de 12 técnicos vinculados aos hospitais de Brasília e sendo feita a manutenção de 61 ventiladores mecânicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 

O grupo desse projeto é composto pela coordenação da profa. Thatiane Lima Sampaio  e professores Elio Armando Nunes de Lima, Rhaíra Helena Caetano e Souza, Paulo Percio Mota Magro, Cristiano de Castro Burgos, Lucas Vasconcelos de Morais e técnico Mardoqueu Nunes dos Santos Moraes do IFB. Os colaboradores externos do SENAI são Marco Antonio Areias Secco, Valéria Luciene de Oliveira Silva, Eliseia Candida da Silva Tavares. O colaborador da UnB é o Prof. Edson Mintsu Hung.

Cenário

O estado de Emergência em Saúde Pública causado pela pandemia da COVID-19  provoca  forte pressão  sobre o sistema de saúde brasileiro,  ressalta a urgente necessidade de equipamentos médicos em pleno funcionamento e de profissionais capacitados para a manutenção e operação dos aparelhos hospitalares.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta hoje com cerca de 65 mil respiradores, dos quais pouco mais de 4 mil não estão aptos para uso por falta de manutenção.

A formação de profissionais capacitados para manutenção de equipamentos biomédicos é muito incipiente em todo Brasil, e o curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos (modalidade subsequente ao ensino médio) oferecido pelo Instituto Federal de Brasília- IFB/Campus Ceilândia é o único curso especializado na área em todo o Centro-Oeste.

O cenário atual requer a atuação de profissionais técnicos direcionados para manutenção de ventiladores mecânicos.  Adicionalmente, ferramentas educacionais para esse público é limitada, e os simuladores para ensino são importados. Esses dados sugerem uma forte necessidade de ampliação de toda a estrutura que envolve manutenção e operação da rede hospitalar em caráter regional e nacional. 

Confira aqui o vídeo que explica sobre o projeto.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página