Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Neabi do IFB Ceilândia realiza visita educativa ao Memorial dos Povos Indígenas
Início do conteúdo da página

Neabi do IFB Ceilândia realiza visita educativa ao Memorial dos Povos Indígenas

Criado: Segunda, 26 de Mai de 2025, 08h00 | Publicado: Segunda, 26 de Mai de 2025, 08h00 | Última atualização em Segunda, 26 de Mai de 2025, 11h11 | Acessos: 78
imagem sem descrição.

Na manhã do último dia 22, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFB Campus Ceilândia promoveu uma visita ao Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A atividade reuniu estudantes do campus com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história, a cultura e a resistência dos povos originários do Brasil.

A visita foi acompanhada por dois representantes indígenas, que conduziram uma mediação educativa nas exposições do memorial. O acervo apresentado destaca a diversidade cultural, as cosmologias e as lutas dos povos indígenas, por meio de obras de arte, objetos tradicionais e painéis informativos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre os saberes ancestrais e refletir sobre a importância do reconhecimento e do respeito às identidades indígenas.

A iniciativa foi viabilizada pelo Edital nº 17/2024 – PREX/RIFB/IFB, voltado ao fortalecimento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) nos campi do IFB e na Reitoria. O edital apoia ações que promovem a equidade, a diversidade e os direitos humanos na instituição.

De acordo com os organizadores, experiências como essa enriquecem o repertório dos estudantes e estimulam o diálogo intercultural, contribuindo para uma formação mais crítica, inclusiva e comprometida com os direitos humanos. Para muitos alunos, o contato com o acervo e com as narrativas sobre a ancestralidade indígena foi marcante.

A estudante do curso de Letras–Espanhol, Anna Clara Lopes Quirino, destacou a relevância da atividade: “Foi uma experiência maravilhosa, um momento de troca de saberes e aprendizados. Pude conhecer e reconhecer diferentes culturas indígenas do nosso país. Essa experiência agregou não só no âmbito acadêmico; creio que nos tornamos mais empáticos também.”

Victor Gabriel Santos, também estudante de Espanhol, relatou que essa foi sua primeira visita a uma exposição desse tipo. “Conhecer um pouco mais a respeito da cultura de um povo, ter contato com suas obras e manifestações, além de dialogar diretamente com pertencentes desse grupo, ajuda a enriquecer o aprendizado, incentiva a dinâmica e contribui para desmistificar antigos preconceitos que possuíamos anteriormente.”

Para Luiza Eduarda de Oliveira, colega de curso, o momento foi igualmente impactante. “Os povos indígenas são cheios de uma sabedoria ancestral e um respeito imenso com a natureza. Ter acesso a essa forma de ver a vida e a origem do mundo foi extremamente especial e importante. Uma visão tão sábia e antiga nos ajuda a desenvolver uma conexão maior com as raízes ancestrais do nosso país.”

Com ações como essa, o Neabi do IFB Ceilândia reafirma seu compromisso com uma educação antirracista e com a valorização das culturas historicamente marginalizadas, contribuindo para o fortalecimento do respeito à diversidade que compõe a sociedade brasileira.

Fim do conteúdo da página