IFB Campus Ceilândia inaugura a sala dos núcleos Neabi, Napne e Nugedis

O IFB Campus Ceilândia celebrou, na última quarta-feira (18/07), a inauguração oficial da sala dos núcleos Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) e Nugedis (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) com cerimônia marcada por diálogo e diversidade. O evento aconteceu no novo espaço dedicado aos núcleos e reuniu estudantes, servidores, professores e convidados em uma manhã de falas emocionantes, reflexões importantes e manifestações culturais.
A cerimônia de inauguração teve início com a apresentação dos objetivos de cada núcleo, reforçando o compromisso institucional com a promoção da equidade, da inclusão e da valorização das identidades que compõem a comunidade acadêmica. O diretor do campus, Paulo Henrique Sales Wanderley, fez uma retrospectiva de como a sala foi desenhada para os núcleos.
O momento foi também de celebração simbólica: a sala dos núcleos foi oficialmente apresentada com uma decoração especial e com a presença dos representantes dos núcleos, que enfatizaram que o novo espaço será um ponto de escuta, acolhimento, ações pedagógicas e resistência.
"A criação deste espaço representa um passo fundamental para o fortalecimento da luta por uma educação mais justa, plural e inclusiva", destacou a professora Suiane Bezerra da Silva, presidenta do Neabi. Já a presidenta do Nugedis, a professora Micheli Gonçalves, afirmou que "A sala dos núcleos será um lugar de encontro, de construção coletiva e de desenvolvimento de ações que impactem positivamente a vida de todos e todas que passam pela instituição."
Os núcleos Neabi, Napne e Nugedis desenvolvem, de forma articulada, ações voltadas à valorização da diversidade étnico-racial, à inclusão de pessoas com deficiência e ao respeito às identidades de gênero e orientações sexuais. Com a criação da nova sala, a expectativa é ampliar a visibilidade e a efetividade dessas ações no cotidiano institucional.
A inauguração marca não apenas a entrega de uma estrutura física, mas o fortalecimento do compromisso da instituição com uma educação transformadora, inclusiva e pautada pelos princípios da equidade e dos direitos humanos.
Redes Sociais