Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > 60+ e muito + para viver
Início do conteúdo da página

60+ e muito + para viver

Criado: Sexta, 08 de Agosto de 2025, 13h58 | Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2025, 13h58 | Última atualização em Sexta, 08 de Agosto de 2025, 16h10 | Acessos: 232

Os cursos do Programa IFB 60+ do IFB Campus Ceilândia têm estimulado os idosos a não parar de sonhar e a continuar ativos em suas comunidades.

Esse é o caso da Olímpia, 79, e  Francisco, 71. Ela recentemente foi aprovada no Vestibular 60+ da Universidade de Brasília (UnB) para o curso de Turismo, e ele foi agraciado com uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI).

Olímpia Gomes de Santana Nunes nasceu em Malacacheta (MG) e, há pouco mais de 40 anos, mora na QNL, em Taguatinga Norte. É casada há 47 anos e mãe de três filhos, que ela descreve como “lindos e maravilhosos”, e seu esposo, como “companheiro fiel” em todas as jornadas da vida.

Olímpia, ao longo de sua vida, trabalhou em diversos setores: foi balconista, escrivã juramentada, secretária da Acar (hoje Emater), professora, secretária na área de advocacia e imobiliária até ser concursada na Secretaria de Educação, onde trabalhou por 21 anos e se aposentou em 2013.  

“Para não ficar parada, me interessei em fazer um curso de informática. Depois, por meio da minha filha Karina, que foi fazer espanhol no IFB Campus Ceilândia, comecei a frequentar o local enquanto aguardava terminar as aulas. Nesse período, interagi com várias senhoras que também estudavam lá. Não demorou muito para que eu me visse matriculada no Coral e, logo em seguida, no curso de Pessoas Idosas Antenadas nas Tecnologias digitais (PlateadosTech+)”, contou Olímpia, estando agora certificada no curso e muito feliz com a notícia da aprovação no curso superior de Turismo. Ela sonha em atuar com o Turismo Religioso.

Eterno aprendiz

Já o Amaral, como gosta de ser chamado o Sr. Francisco Amaral Medeiros, tem o mesmo sonho de fazer um curso superior.  “Já estou inscrito para a seleção no estudo e evolução do grupo 60+”, disse, estando feliz e na perspectiva de adquirir mais conhecimentos.

“Minha rotina é movimentada. Participo de terapia comunitária, vou à igreja, estudo, faço pesquisas e viajo. Conheci o IFB através do programa DFTV da Globo, que estava falando sobre o grupo 60+. Fiz o curso de Constelação Sistêmica Familiar e Psicanálise Clínica Modo OIKOS. Acredito que o aprendizado do IFB Ceilândia contribuiu para essa minha conquista; atualmente ocupo a cadeira Número 2 da Abrasci, no Colegiado Acadêmico de Ciências da Saúde, sob o Patrono Durval Bellegarde Marcondes, por indicação do membro Acadêmico Dr. Waldir”, contou.

Para ele, tudo isso representa um direcionamento na vida e na alma, pois a busca do conhecimento não tem tempo e nem estação:  ela vem de dentro, trazendo prazer e alegria.

Serviço
O IFB 60+ acontece no IFB Campus Ceilândia com o intuito de proporcionar um espaço para idosos se atualizarem, desenvolverem novas habilidades e terem uma qualidade de vida melhor, com atividades e cursos. 

 

Fim do conteúdo da página