Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Nugedis do IFB Campus Ceilândia realiza ciclo de palestras sobre a violência contra a mulher
Início do conteúdo da página

Nugedis do IFB Campus Ceilândia realiza ciclo de palestras sobre a violência contra a mulher

Criado: Quarta, 03 de Setembro de 2025, 18h13 | Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2025, 18h13 | Última atualização em Quarta, 03 de Setembro de 2025, 18h13 | Acessos: 25

Agosto foi um mês intenso, de muitas discussões e potencialidades para o Núcleo de Gênero e Diversidade do IFB Campus Ceilândia (Nugedis/CCEI), no que tange ao combate à Violência contra a Mulher. 

O núcleo – juntamente com o projeto Amaria/Polícia Civil do Distrito Federal, representado por Sávio Reis, agente da Polícia Civil/DF – realizou um ciclo de palestras sobre a violência contra a mulher, atendendo a várias turmas. No dia 4/8/25 aconteceram duas oficinas com o Técnico Integrado: a primeira com as turmas de primeiros e segundos anos do Técnico em Eletrônica e Segurança do Trabalho; e a segunda somente com os terceiros anos. Foram momentos de boas conversas e presença expressiva desses estudantes, em que foram aprofundadas informações sobre os diferentes tipos de violências existentes tipificadas na lei Maria da Penha, canais de denúncia e uma ampla discussão sobre os reflexos e marcas dessa violência no ambiente familiar e na sociedade. Essa experiência se repetiu no dia 26/8, com a palestra destinada às turmas do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol.

Para fechar as ações de agosto, no último sábado do mês (30/8), o Nugedis apoiou a realização da "Oficina de Direitos, Sexualidade e Autonomia para Mulheres", organizada em parceria com o Colaboratório Com Elas – Pelo Fim do Feminicídio e a Fiocruz/Brasília. Esse encontro foi aberto à comunidade interna e externa do campus, e contou com lideranças e representantes de movimentos sociais locais como a Casa Akotirene – Ceilândia/DF, o grupo Estruturação/DF e o coletivo Kizomba/DF. Foi uma tarde de muito debate, informação, trocas valiosas, afetividade e fortalecimento de vínculos. 

Com essas ações, o Nugedis/CCEI fortalece o compromisso com os estudantes e servidores em propor e organizar ações e atividades que envolvam as temáticas relacionadas às questões de gênero, bem como avança na tarefa de estabelecer parcerias com movimentos sociais e redes comprometidos com a Educação e com os direitos das mulheres e da população LGBTQIAPN+.

Fim do conteúdo da página