Estudantes do IFB realizam visitas técnicas à Usina de Itaipu e às Cataratas do Iguaçu
As turmas dos cursos Técnicos em Eletrônica, Equipamentos Biomédicos (TEB) e Segurança do Trabalho (TST) do IFB Campus Ceilândia participaram, entre os dias 10 e 12 de novembro, de uma visita técnica às Cataratas do Iguaçu e à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. A atividade reuniu 39 estudantes e cinco servidores: André Luiz de Brito, Rhaíra Caetano,Loureine Rapôso, Alessandro Pinheiro e Thalhes Tharlones Mendes.
A programação integrou formação técnica, vivência cultural e práticas relacionadas à área profissional, reforçando a importância das visitas institucionais na construção de competências e na ampliação da visão crítica dos estudantes. A equipe também acompanhou um estudante com necessidade de mobilidade, garantindo a participação plena nas atividades.
Aprendizagem técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu
Na visita à Itaipu Binacional, o grupo conheceu uma das maiores obras de engenharia do mundo, destacada pela complexidade estrutural e pelo rigor nos processos de segurança. Os estudantes percorreram áreas da usina e observaram de perto aspectos de geração de energia, operação, logística e organização técnico-industrial.
Para muitos estudantes, a experiência representou um marco. Depoimentos destacaram a dimensão da engenharia empregada, o trabalho integrado entre Brasil e Paraguai e a relevância do funcionamento seguro de cada etapa do processo.
Elmar de Magalhães Júnior, do curso TEB, relatou que “a visita foi uma experiência única, que mostrou a magnitude da engenharia e a importância do trabalho conjunto entre as duas nações”.
Karina Michelle De Oliveira, do TST, enfatizou que compreender o funcionamento da casa de máquinas reforçou conhecimentos sobre normas e segurança, afirmando que “ali tudo fez sentido: pude ver na prática o que aprendemos no curso e perceber o quanto uma falha humana pode impactar uma equipe inteira”.
Vivência cultural nas Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu proporcionaram ao grupo uma experiência marcada pela contemplação, pela conexão com a natureza e pelo entendimento da operação turística que garante segurança aos visitantes. A grandeza do cenário levou muitos estudantes a relatar emoções intensas e reflexões sobre vida, cuidado e preservação ambiental.
Maria Dasdores Alves, descreveu a visita como “dias de encantamento e integração, unindo tecnologia, natureza e educação”.
Juliana destacou o impacto emocional: “Ali deixei ir embora todas as energias negativas. Voltei leve e com gratidão no coração”.
Outros relatos ressaltaram a importância do trabalho de bastidores nos parques, principalmente em relação às condições de segurança dos colaboradores, ao acesso estruturado e ao manejo ambiental.
Integração, inclusão e formação humana
A atividade também favoreceu a convivência, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos. Tainara, do TST, afirmou que a viagem “proporcionou a realização de sonhos e abriu novas perspectivas de futuro”.
Patrick Feitosa Gomes agradeceu à equipe pelo apoio recebido durante os deslocamentos: “meu muito obrigado a todos pela ajuda, pela dedicação e pelo cuidado”.
AllanMorais Dos Santos, do TEB, destacou o caráter pedagógico e humano da atividade: “Foi uma viagem de conhecimento e cultura, que nos permitiu entender na prática o que muitas vezes só vemos em sala de aula”.
LeandroSantana Dos Reis, do TST, refletiu sobre a relação entre natureza, engenharia e segurança do trabalho, afirmando que a visita “reforçou a importância da preservação da vida em qualquer ambiente, seja industrial ou turístico”.
Agradecimentos e reconhecimento
Os estudantes expressaram gratidão aos servidores que acompanharam a atividade: Brito, Alessandro, Loureine Rapôso Oliveira, Rhaíra Caetano e Thalhes Tharlones Mendes, reconhecendo o comprometimento da equipe na organização, orientação e cuidado durante toda a viagem.
Os motoristas Renato da Silva e Edson Soares, também foram lembrados pela condução segura e responsável. Segundo relato da estudante Juliana, “eles nos trouxeram tranquilidade durante todo o trajeto, sempre com zelo e profissionalismo”.
Ana Paula Oliveira , do TST, sintetizou o sentimento coletivo:
“Mais do que uma visita técnica, essa foi uma viagem de transformação, onde corpo, mente e coração aprenderam e jamais esquecerão”.
Experiência transformadora
A visita reafirmou o papel do IFB na formação integral dos estudantes, unindo teoria, prática, cultura, inclusão e desenvolvimento humano. As experiências vividas em Itaipu e nas Cataratas demonstram como atividades extraclasse ampliam horizontes e fortalecem a aprendizagem.
O IFB Campus Ceilândia segue comprometido em promover ações que conectam conhecimento técnico, responsabilidade social e vivências que impactam positivamente o percurso formativo dos estudantes.




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