IFB Campus Ceilândia avança na implementação do Centro de Tecnologia Assistiva
O projeto Centro de Acesso e Pesquisa em Tecnologia Assistiva (Capta), desenvolvido no IFB Campus Ceilândia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), avança para uma nova etapa após receber recente investimento interno da instituição. A iniciativa, lançada em 2024, tem como foco ampliar a produção de pesquisas e a oferta de soluções em tecnologia assistiva no Distrito Federal, integrando o IFB à rede nacional de Centros de Inovação em Tecnologia Assistiva apoiada pelo MCTI.
Coordenado pela professora Rhaíra Helena Caetano e Souza e pelo professor Paulo Henrique Sales Wanderley, o projeto conta com R$ 1 milhão em financiamento do MCTI e R$ 1 milhão em recursos internos do IFB, provenientes de emendas parlamentares, para um período de execução de dois anos. A proposta tem caráter interinstitucional, reunindo pesquisadores do IFB, da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e, em fase de diálogo, da Universidade do Distrito Federal (UnDF). Outras instituições e entidades representativas da pessoa com deficiência também estão sendo convidadas para colaborar com ações e atividades voltadas à comunidade regional.
Segundo a professora Rhaíra, o Capta representa um marco para o campus. Ela destaca que o apoio inicial do MCTI é fundamental para fortalecer a pesquisa e a inovação na área de tecnologia assistiva, contribuindo diretamente para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
“Esse projeto busca promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Tecnologia Assistia visando à inclusão social e à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. É uma grande satisfação para nós fazer parte desse momento histórico para o IFB Campus Ceilândia”, destaca a professora.
O laboratório do Capta está em fase de implementação e contará com duas salas no Centro de Formação Tecnológica (CFT) do IFB Campus Ceilândia. A previsão é de que as atividades e o atendimento à comunidade tenham início em abril de 2026, com inauguração oficial durante um evento que celebrará também os 10 anos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do IFB Campus Ceilândia.
Redes Sociais