Neabi do Campus Ceilândia marca presença no Acampamento Terra Livre 2026
Entre os dias 5 e 11 de abril de 2026, aconteceu o Acampamento Terra Livre (ATL), evento anual de mobilização dos povos indígenas do Brasil em torno de seus direitos constitucionais. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Ceilândia esteve presente para mostrar o seu apoio e somar na luta pelos direitos dos povos originários, os primeiros habitantes dessa terra. Em meio aos monumentos de concreto, Brasília foi tomada por cores, cantos e marchas. Mais do que reivindicações, as diferentes etnias apresentaram um rico berço de história, cultura e beleza.Durante a programação do Acampamento Terra Livre 2026, lideranças de diversas regiões do país se reuniram para dialogar, denunciar violações de direitos e propor caminhos para a garantia de seus territórios, culturas e modos de vida. A pluralidade de povos presentes evidenciou a força coletiva do movimento indígena, que transformou o espaço urbano em território de resistência e visibilidade.
Em Brasília, os dias do acampamento foram marcados por intensas atividades, como plenárias, rodas de conversa, apresentações culturais e marchas até a Esplanada dos Ministérios. Mulheres, jovens, anciãos e crianças ocuparam o centro político do país com suas vozes, reafirmando que a luta indígena é também uma luta pelo futuro coletivo.
Mais do que um ato político, o ATL se consolida como um espaço de troca de saberes e fortalecimento identitário. Para os participantes do Neabi, a experiência representou um importante momento formativo, capaz de atravessar os limites da sala de aula e provocar reflexões profundas sobre justiça social, direitos humanos e o papel da educação na transformação da sociedade.
Redes Sociais