Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > IFB Campus Ceilândia oferta 195 vagas em Cursos de Formação Inicial totalmente gratuitos
Início do conteúdo da página

IFB Campus Ceilândia oferta 195 vagas em Cursos de Formação Inicial totalmente gratuitos

Criado: Quinta, 02 de Julho de 2026, 11h36 | Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2026, 11h36 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2026, 11h36 | Acessos: 123

O Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) lança a Chamada Pública 4/2026, que trata do Processo Seletivo para 195 vagas em Cursos de Formação Inicial para ingresso no segundo semestre letivo de 2026 (Chamada Pública).

Os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição ou na participação de quaisquer etapas do processo seletivo.

A matrícula on-line será realizada das 10h do dia 6/7/2026 às 17h do dia 17/7/2026, por meio do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/V6eWAAkqLM4jLH35A.

Já a matrícula presencial, específica para os Cursos para os Idosos, acontecerá das 10h do dia 14/7/2026 às 16h do dia 17/07/2026, no Registro Acadêmico do IFB Campus Ceilândia, situado na QNN 26 – AE S/N entre a UnB e a Estação de Metrô Ceilândia Sul. Ceilândia, DF.

Cursos | Vagas | Requisitos

  1. a) Língua Brasileira de Sinais – Libras (nível básico I) | 30 vagas: Ensino Fundamental Completo e idade mínima de 15 (quinze) anos até a data de matrícula.
  2. b) Mercado Financeiro e de Capitais (EaD)| 50 vagas: 2º ano do Ensino Médio Completo e idade mínima de 17 (dezessete) anos até a data da matrícula.
  3. c) PlateadosTech+(Pessoas Idosas Antenadas nas Tecnologias digitais) | 20 vagas: Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 60 (sessenta) anos até a data de matrícula.
  4. d) Canto de Coral para Pessoas Idosas | 50 vagas: Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 55 (cinquenta e cinco) anos até a data de matrícula.
  5. e) Letramento em Libras para Pessoas Idosas I | 25 vagas: Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 55 (cinquenta e cinco) anos até a data de matrícula.
  6. f) Letramento em Libras para Pessoas Idosas III – Libras em Música | 20 vagas: Ensino Fundamental Incompleto com certificado do curso Letramento em Libras Para Pessoas Idosas I, II ou LIBRAS Básico Nível I e idade mínima de 55 (cinquenta e cinco) anos até a data de matrícula.

Acesse o Edital e confira a documentação descrita no item 6.5 do Edital e demais informações.

Fim do conteúdo da página