Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Estudantes do IFB realizam visita técnica ao Centro Histórico de Paracatu
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB realizam visita técnica ao Centro Histórico de Paracatu

Criado: Quarta, 14 de Outubro de 2026, 09h18 | Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2026, 09h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2026, 09h19 | Acessos: 36

Estudantes do Ensino Médio do IFB Campus Ceilândia participaram, no dia 8 de outubro de 2026, de uma visita técnica ao Centro Histórico de Paracatu, em Minas Gerais. A atividade reuniu 32 alunos participantes da 18ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), representando todas as nove turmas de Ensino Médio da unidade.

A ação foi orientada pelos professores Thiago José Borges, de História, e Andreia Lívia de Jesus Leão, de Língua Portuguesa e Literatura, e contou com o apoio do Programa de Desenvolvimento Técnico-Científico da Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) do campus, responsável pelo custeio da alimentação dos participantes.

O roteiro incluiu visitas à Igreja de Sant’Ana, ao Casarão de Dona Beja, ao Restaurante Casa de Concessa, ao Museu Histórico Municipal Pedro Salazar Moscoso da Veiga, à Casa de Cultura de Paracatu e ao Largo do Rosário, onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ao longo do percurso, os discentes observaram elementos da história local, da arquitetura colonial, da culinária regional e das manifestações culturais da comunidade.

A atividade teve como objetivo correlacionar os conteúdos abordados em sala de aula com os espaços históricos visitados, promovendo análises sobre patrimônio histórico e cultural, memória, identidade e diversidade.

Fim do conteúdo da página