Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Servidor > Notícias > França-Brasil: Financiamento de projetos de pesquisa sobre biodiversidade no reino neotropical (SINERGIA)
Início do conteúdo da página

França-Brasil: Financiamento de projetos de pesquisa sobre biodiversidade no reino neotropical (SINERGIA)

Criado: Quarta, 26 de Mai de 2021, 11h10 | Publicado: Quarta, 26 de Mai de 2021, 11h10 | Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 11h10 | Acessos: 300
Em parceria com a  SinBiose ,  FAPESP e  LabEX CEBA , a  Fundação Francesa de Pesquisa em Biodiversidade (FRB)  abre convocatória de projetos de pesquisa por meio de seu Centro de Síntese e Análise de Biodiversidade ( CESAB ), para financiar dois projetos inovadores de pesquisa em  biodiversidade no reino neotropical . Os projetos apresentados podem ser nas áreas das ciências naturais e/ou das ciências sociais e humanas e devem ter como objetivo o desenvolvimento da  síntese de ideias e conceitos e/ou a análise de dados existentes .

A chamada é restrita apenas aos  biomas terrestres  (ou seja, excluindo a biologia marinha) e às ilhas tropicais da América do Sul, América Central e/ou Caribe.

Os projetos selecionados serão financiados por um período de três anos, incluindo: o recrutamento de um pós-doutorando baseado no Brasil e trabalhando no projeto por dois anos, a organização de quatro encontros (dois na França, no CESAB em Montpellier e duas no Brasil, no estado de São Paulo) e para a promoção e divulgação dos resultados. Também será prestado apoio logístico, técnico e administrativo.

Os projetos serão coordenados por  dois co-PIs , um filiado a um instituto de pesquisa francês e outro a um laboratório no estado de São Paulo, no Brasil, e serão compostos por  10 especialistas no total.

Exemplos de tópicos de pesquisa incluem:
  • o estado e a dinâmica da biodiversidade,
  • a relação entre a biodiversidade, o funcionamento do ecossistema e os serviços,
  • a relação entre a biodiversidade e as pressões antrópicas,
  • o papel dos processos evolutivos na dinâmica da biodiversidade,
  • socioecossistemas e acesso a recursos biológicos, legislação e governança dos usos da biodiversidade, conservação da biodiversidade,
  • a relação entre a biodiversidade e a saúde humana, etc ...
Maiores informações em: https://bit.ly/3hTz8kQ
 
Prazo para pré-propostas: 30 de julho de 2021.
Prazo para apresentação de propostas completas: 10 de dezembro de 2021.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página