Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Servidor > Notícias > Women in Science está com as inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Women in Science está com as inscrições abertas

Criado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 15h57 | Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 15h57 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 15h57 | Acessos: 282
Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Call tem inscrições abertas até 3 de outubro e é voltado para universidades e instituições de pesquisa científica.
 
O British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, está com inscrições abertas, até 03 de outubro, para o edital de fomento Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Parnerships Grant. A iniciativa visa promover a equidade de gênero em Ciência e Tecnologia nas instituições de ensino superior e pesquisa – o financiamento previsto no edital vai beneficiar parcerias entre instituições brasileiras e britânicas.
 
O edital tem como objetivo influenciar políticas nacionais e institucionais voltadas à pesquisa científica e promover a diversidade em Ciência e Tecnologia, por meio do intercâmbio de modelos e melhores práticas entre instituições de alto nível no Reino Unido e no Brasil, além de fortalecer as parcerias entre os dois países no setor de Ciência e Tecnologia, com o apoio de uma agenda voltada à promoção da diversidade.  
 
Os projetos de parcerias desenvolvidos por meio do edital se baseiam no compartilhamento de experiências e boas práticas, desenvolvimento de treinamento personalizado, programas de mentoria e abordagens ativas de aprendizado baseadas na análise de necessidades e em planos de ação mensuráveis.  
 
“Nosso principal objetivo é colaborar para o desenvolvimento de um ambiente encorajador, que estimule a criação de um ecossistema com maior participação das mulheres em carreiras em Ciência e Tecnologia,” afirma Vera Oliveira, Gerente Sênior de Educação Superior do British Council no Brasil.

Serão financiadas iniciativas de cinco instituições britânicas de Ensino Superior certificadas pelo Athena Swan Charter, quadro referencial utilizado no mundo todo para a avaliação e promoção da equidade de gênero em instituições de ensino superior e pesquisa. Cada uma dessas instituições poderá realizar parcerias e programas de mentoria com duas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa em Ciência e Tecnologia.  

Os acordos dos projetos selecionados pelo edital serão estabelecidos para um período de até 12 meses, entre outubro de 2021 e outubro de 2022.  

Evento on-line traz orientações para inscrições no edital

Na quinta-feira, 9 de setembro, às 11h (horário de Brasília), o British Council no Brasil realizará um webinar ao vivo e gratuito sobre o edital para esclarecer dúvidas, detalhar o procedimento e os requisitos para inscrição. O evento é voltado a universidades, instituições de pesquisa e pesquisadoras/es e contará com a participação da equipe responsável pelo programa Mulheres na Ciência (Women in Science) no Brasil.

Para participar do webinar e tirar dúvidas com os especialistas sobre os passos para a inscrição no edital, é necessário fazer inscrição prévia no site.

O programa Mulheres na Ciência (Women in Science) do British Council busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na Ciência e Tecnologia no Brasil e com o Reino Unido, nos âmbitos individual e institucional. Iniciado em 2018, o programa tem uma abordagem focada em mudanças sistêmicas e visa a construção de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais, oferecendo apoio às pesquisadoras por meio de programas de treinamento e mentoria.  
 
Serviço
Evento: Webinar sobre o edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Parnerships Grant 
Data e horário: quinta-feira, 09 de setembro de 2021, às 11h (horário de Brasília)
Custo: Gratuito
Inscrições: https://bit.ly/equalitycall
registrado em:
Fim do conteúdo da página