Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Servidor > Notícias > V Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais — 10 a 12 de novembro de 2021
Início do conteúdo da página

V Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais — 10 a 12 de novembro de 2021

Criado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 16h22 | Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 16h22 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 16h22 | Acessos: 237

O Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF) visa ao compartilhamento de experiências pedagógicas, ações de extensão e pesquisa desenvolvidas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, relacionadas às áreas de conhecimento da Arte. Com o objetivo de refletir e empreender ações sobre a atuação dos professores de Arte na Educação Profissional, lança-se o desafio do compartilhamento de pesquisas, ações de ensino, de formação e de extensão, por meio de comunicações orais, oficinas e apresentação de obras na Galeria Virtual.

No I ENPAIF, realizado na cidade de São Paulo/SP em 2016, o objetivo foi conhecer as várias identidades que compõem os Campi da Rede Federal. O II ENPAIF, em 2017, ocorreu em Itumbiara/GO, com o tema “Ética e Poética de Resistência”. No ano de 2018, em Brasília/DF, o III ENPAIF visou ao aprofundamento nos debates da BNCC e seus efeitos na Rede Federal. O IV ENPAIF, ocorrido em Curitiba/PR em 2019, com o tema “Políticas e percursos para o campo da Arte nos Institutos Federais”, promoveu espaços de discussão e diálogo sobre as políticas e os caminhos do campo da Arte nos IFs.

Para o  ano de 2021, em tempos de isolamento social e de ensino remoto impostos pela pandemia, o V ENPAIF será realizado de forma virtual, entre os dias 10 e 12 de novembro com o tema “Em casa, na sala, na rede: poéticas de acolhimento”, abrindo caminhos de reflexão sobre os modos de ensinar e aprender arte na Rede Federal por meios digitais, promovendo diálogos sobre as recentes implementações de políticas públicas para a educação e  suas implicações nos currículos e na formação/atuação dos professores de Arte no âmbito dos Institutos Federais e demais instituições da carreira EBTT.

A programação do dia 10 de novembro contará com a Mesa de abertura "O contexto atual da educação e a Arte na Rede" com os professores convidados Adilson de Araújo (IFB) e Júlio Vann (IFG).  Haverá também oficinas de Arte Visuais, Dança e Música, respectivamente com os professores Jadilson Pimentel (IFBA), Juliana Passos -(IFB), Artur Albuquerque, Luciana Limeira e Priscila Gomes (IFRN) e Sessões de Comunicação Oral das áreas temáticas de Pesquisa em Arte e Extensão em Arte. E, por fim, Abertura da Mostra Artística Virtual com exposição de produções visuais, audiovisuais e videoperformances.

No dia 11 de novembro a programação se inicia com Reunião da ANPAIF, para apresentação das ações desenvolvidas entre 2020 e 2021, com a presença da Diretoria e sócios. Haverá também oficinas de Artes Visuais, Dança e Audiovisual, respectivamente com as professoras Juliana Mülling (IFRS), Mirza Ferreira (IFSP) e Jefferson Araújo (IFPR), com participação da DesCompanhia de Dança e Sessões de Comunicação Oral das áreas temáticas de Ensino de Arte e Pesquisa em Arte.  À noite, mesa-redonda com o tema "O futuro da Arte na Rede" com as professoras convidadas Ana Mendes (IFB), Carla amaral (IFSul), Lourdes Macena (IFCE) e Samira Delgado (IFRN).

No último dia do evento, haverá uma roda de conversa intitulada "Café com prosa" com Jefferson Araújo (IFPR), Luciana Lima (IFSP) e Maria José Oliveira (IFAL) e Sessões de Comunicação Oral das áreas temáticas Extensão em Arte e Ensino de Arte. E encerrando a programação, a Plenária Final com apresentação das pautas das plenárias dos Encontros Regionais e encaminhamentos do encontro e a Festa de Encerramento.

A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.even3.com.br/venpaif.

registrado em:
Fim do conteúdo da página