Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Servidor > Notícias > Inscrição para minicursos do 4º Simpósio do IFPB está aberta! Conheça as palestras, painéis e oficinas.
Início do conteúdo da página

Inscrição para minicursos do 4º Simpósio do IFPB está aberta! Conheça as palestras, painéis e oficinas.

Criado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 18h31 | Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 18h31 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 18h44 | Acessos: 207

O 4º Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) divulgou os minicursos, oficinas, painéis, palestras e mesa-redonda do evento que começa nesta quarta-feira, 10 de novembro. Para participar das oficinas e minicursos, é preciso realizar inscrição. 

Acesse o site https://www.even3.com.br/ivsimpif2021/. O 4º Simpif vai até o dia 12 de novembro, com todas as atividades de modo virtual, sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG). O tema principal é “Educação, Ciência e Tecnologia: salvando vidas, construindo o futuro”. Cerca de 230 trabalhos serão apresentados com pesquisas do nível médio-técnico até pós-graduação. 

O Simpif ocorre em paralelo ao 4º Encontro de Educação à Distância do IFPB, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de EaD. A cerimônia de abertura será conjunta, com presença do reitor Nicácio Lopes e todos os pró-reitores. O painel de abertura será sobre o tema geral do evento com os secretários de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, e o executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, e com Rafael Leal, da Diretoria de EaD do IFPB. 

Uma das palestras do Simpif discutirá o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens. Um debate que vem crescendo nos últimos cinco anos com iniciativas premiadas. “Parentalidade na Academia: o Movimento Parent In Science” terá como palestrante a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fernanda Staniscuaski, e será realizada no horário de 14h às 15h, no dia 11. 

O 4º Simpif terá as oficinas: “Currículo Lattes: Como criar e boas práticas para preenchimento”, “Integridade Acadêmica: como evitar o plágio”, “Comitê de Ética em Pesquisa” e “Comitê de Ética no Uso de Animais - CEUA”. Há ainda os minicursos: "Aprenda Machine Learning em três horas", "LaTeX para não Iniciados" e “Função e Importância do CEUA-IFPB: erros comuns no envio de projetos (e como evitá-los).

O Simpósio terá os painéis “Protagonismo Feminino: Empreendedorismo e Inovação na economia digital”; “Tecnologia e (Des)Informação: Desafios da cidadania digital”, com Marcelo Weick, Professor da UFPB, Diogo Rais, Colunista do Valor Econômico e Folha de São Paulo e Professor do Mackenzie, Rejane Negreiros, Jornalista da área Política, Laila Melo, Vice-Presidente do Instituto Projeto Público, “O papel dos governos na Projetos de PD&I em parceria com o setor produtivo - desafios, oportunidades e resultados consolidação de uma agenda para transformação digital e desenvolvimento”, com Gesil Sampaio Amarante Segundo (Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), Roberto Germano (Presidente da FAPESQ/PB), Laryssa Almeida (Secretária de CT&I de Campina Grande), Vaulene Rodrigues (Secretária de Desenvolvimento Econômico, Produção e Renda de João Pessoa) e Danielly Raposo (Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa) e “Projetos de PD&I em parceria com o setor produtivo - desafios, oportunidades e resultados”.  

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB/ arte: Fabrício Vieira – técnico artes gráficas do IFPB

registrado em:
Fim do conteúdo da página