Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Servidor > Notícias > Congresso do IF Baiano começa na próxima semana: conheça a programação
Início do conteúdo da página

Congresso do IF Baiano começa na próxima semana: conheça a programação

Criado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 15h53 | Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 15h53 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 15h54 | Acessos: 360

Com mais de 30 atividades distribuídas em quatro dias de evento, a segunda edição do Congresso do IF Baiano agrega conferências, mesas de discussões, apresentações de trabalhos e projetos, premiações e lançamentos nos eixos do ensino, extensão, desenvolvimento institucional, pesquisa e inovação. O evento será realizado de 23 a 26 de novembro, de forma totalmente online e aberto à comunidade interna e externa, que pode se inscrever gratuitamente como ouvinte, até segunda-feira, 22 de novembro.

Congresso irá reunir estudantes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores e gestores para dialogar sobre o tema Ciência, cultura digital e inovação: a produção do conhecimento no Ensino, Extensão, Pesquisa e Internacionalização em contexto de Pandemia. 

Atualmente, ele é o maior evento do IF Baiano, e congrega, nesta edição, quatro eventos internos: o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (III SEIC), a Mostra de Iniciação Científica (VIII MIC), o Seminário Institucional da Pós-Graduação (II SIP) e o Simpósio de Internacionalização (II Sinter).  

A programação completa está disponível no site do evento. Confira alguns destaques de cada dia:

Dia 23/11

O Congresso inicia suas atividades na manhã de terça-feira, 23 de novembro, com a Solenidade de Abertura, que contará com a presença de representantes do IF Baiano e da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA), Adélia Pinheiro. 

A cerimônia será seguida por uma Conferência, ministrada pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Maria Canavarro Benite, discutindo o tema “Diversidade  e Inovação em Ciência e Tecnologia”. Anna Benite é coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e é reconhecida por sua atuação em prol dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, com premiações como o Prêmio Mulher Combativa e Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência.

À tarde, uma mesa formada pelas diretoras de comunicação do IFBA e IF Baiano e produtores do programa Univerciência discutem caminhos para a popularização da ciência. Ao mesmo tempo, em outras duas salas, extensionistas irão compartilhar relatos de experiência de enfrentamento à Covid-19, enquanto psicólogas do IF Baiano debatem “Pandemia e saúde mental: redes sociais e tecnologias da informação como ferramentas de cuidado”. 

Em seguida, serão realizadas as apresentações de projetos de pesquisa, inovação tecnológica e extensão.  Para encerrar o dia, o professor e pesquisador, Alexsandro Brito, e o coordenador geral de Pós-Graduação do IF Baiano, Eduardo Perovano, discutirão sobre Macroprojetos e Narrativas de Pesquisa.

Dia 24/11

O segundo dia de evento inicia suas atividades com uma mesa sobre robótica e automação no IF Baiano, com participação do aluno e pesquisador Anderson Pablo Santos e dos docentes Álvaro da Silva Couto Vasques e Leandro Gonçalves, apresentando pesquisa em tecnologia assistiva. A programação segue até a noite com mesas, palestra, apresentações de trabalhos de nível médio, superior e pós-graduação, entre outras atividades.

No mesmo dia, à tarde, o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (SEIC) traz o lançamento da edição especial da Revista Trilhas, em homenagem a Paulo Freire, e a apresentação dos resultados dos projetos do programa IF Mais Empreendedor.

O dia também conta com a palestra do II Seminário Institucional da Pós-Graduação, “Boas Práticas na Ciência: fuja de Revistas Predatórias!”, com a microbiologista e docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Leoneide Bouillet.

Dia 25/11

A quinta-feira começa com um mergulho histórico no Egito com a palestra “Uma Viagem ao Egito Antigo: Análise Histórica do Museu Virtual no jogo Assassins Creed Origins”. Entra em pauta também nesse dia discussões sobre a curricularização da Extensão e sobre as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica. Além das mesas “Pesquisa-ação sobre marketing digital na Cooperativa Arco Sertão Central” e “Humanidades Digitais”.

O dia 25 conta também com a programação dos Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) que inicia com a performance artística do docente Leonardo Paulino,  seguida do Geni Talk sobre Masculinidades Negras e encerra com a palestra Histórias do amor mal dito, literaturas LGBT+.

Dia 26/11

O último dia de evento abre suas atividades discutindo a atuação das Empresas Juniores do IF Baiano, com participação dos membros de Empresa Júnior da instituição, Joane Cristina Costa Pereira, Leonardo Rodrigues de Oliveira e Pedro Henrique Alves Fernandes. Em seguida, as discussões passam por temas como Economia Solidária, Historiografia e Videogames, e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A cerimônia de encerramento com a premiação dos melhores trabalhos apresentados no Congresso está prevista para o mesmo dia, às 17h.

Saiba mais em: https://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/congresso/


Fonte: Assessoria de Comunicação do IFBA. 
Comissão Organizadora do II Congresso do IF Baiano
congresso.ifbaiano@reitoria.ifbaiano.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página