Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Início do conteúdo da página

Novembro Azul

Criado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h10 | Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h10 | Acessos: 197

Como forma de alertar os servidores para a atenção e os cuidados necessários à prevenção do Câncer de Próstata, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas destaca uma ação lançada pelo Ministério da Saúde nomeada de "Linha Azul". 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atenção à saúde do homem e sensiblizar o público sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

 A página ainda destaca o seguinte:

"Dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%. Diante disso, o Ministério da Saúde lançou a “Linha Azul”, ação de cuidados dedicada à atenção à saúde do homem. A iniciativa é implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) no mês em que se celebra o “Novembro Azul”, mobilização internacional para sensibilizar homens sobre os cuidados com a própria saúde e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com a proposta de ampliar as políticas públicas voltadas para o controle ao câncer de próstata, a “Linha Azul” traça um itinerário terapêutico para homens que apresentam sinais e alterações na próstata. A ideia é que o paciente tenha um caminho a percorrer no SUS, desde a Unidade Básica de Saúde ao tratamento especializado. Isso porque as chances de cura chegam a 90% se o diagnóstico for feito no estágio inicial, segundo o chefe da Seção de Urologia do INCA, Franz Campos."

As informações podem ser verificadas no link https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/novembro/2018linha-azul2019-ministerio-da-saude-lanca-linha-de-cuidados-do-homem-no-2018novembro-azul2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página