Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Livro aborda criatividade no ensino de matemática em parceria entre IFB e outras instituições
Início do conteúdo da página

Livro aborda criatividade no ensino de matemática em parceria entre IFB e outras instituições

Criado: Terça, 09 de Dezembro de 2025, 09h10 | Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2025, 09h10 | Última atualização em Terça, 09 de Dezembro de 2025, 09h10 | Acessos: 168

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) lançou, neste último mês, o livro digital Despertando a criatividade em matemática: do potencial individual ao ambiente estimulante. A obra reúne discussões desenvolvidas por autores de diferentes instituições de ensino do Distrito Federal e de Goiás, entre elas o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade do Distrito Federal (UnDF) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Organizado pelo professor Cleyton Gontijo (UnB), o livro apresenta, em seu primeiro capítulo, a participação em coautoria do professor do IFB Mateus Gianni Fonseca, que discute a criatividade em matemática como campo de pesquisa e de intervenção pedagógica. O texto aborda diferentes dimensões do tema, considerando aspectos relacionados ao sujeito, às abordagens de trabalho em sala de aula, ao produto criativo, ao ambiente escolar e às interfaces com a inteligência artificial.

Segundo Mateus Gianni Fonseca, a publicação reflete a atuação conjunta das instituições envolvidas no campo da Educação Matemática e propõe uma organização que permite analisar o fenômeno da criatividade sob múltiplos enfoques, ampliando as possibilidades de reflexão e aplicação no contexto educacional.

O livro pode ser baixado gratuitamente por meio de link disponibilizado pela SBEM. O lançamento oficial da obra será realizado no dia 11 de dezembro, às 19h, no canal da SBEM no YouTube.

registrado em:
Fim do conteúdo da página