Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estude no IFB > Notícias > IFB abre mais de 1,6 mil vagas gratuitas em cursos técnicos
Início do conteúdo da página

IFB abre mais de 1,6 mil vagas gratuitas em cursos técnicos

Criado: Quarta, 06 de Mai de 2026, 16h01 | Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2026, 16h01 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2026, 16h01 | Acessos: 470

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos com ingresso no segundo semestre de 2026 (Seleção 2026/2). Ao todo, são ofertadas 1.607 vagas principalmente em cursos técnicos nas modalidades subsequente (pós-médio) e integrado ao ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (Proeja) presenciais e a distância . As inscrições começam segunda-feira, dia 11.

As vagas estão distribuídas nos campi do IFB localizados em Brasília (Plano Piloto – Asa Norte), Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

Os cursos abrangem diferentes áreas do conhecimento e do mundo do trabalho. Entre as opções presenciais, destacam-se Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Edificações, Produção de Áudio e Vídeo, Serviços Públicos, Equipamentos Biomédicos, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Agropecuária, Animação, Gastronomia, Panificação, Controle Ambiental, Secretariado, Secretaria Escolar, Manutenção e Suporte em Informática e Modelagem do Vestuário.

Na modalidade a distância (EaD) há cursos como técnicos nas áreas de Eventos, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho, Agropecuária e Biotecnologia. Já na modalidade Proeja (Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos), são ofertados cursos como Administração, Produção de Áudio e Vídeo, Restaurante e Bar, Edificações e Modelagem do Vestuário.

O processo seletivo conta com reserva de vagas (cotas) para estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, candidatos de baixa renda, pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, além de outras ações afirmativas previstas em lei A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, previsto para o dia 26 de junho de 2026 .

Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 11 a 29 de maio de 2026, a partir das 10h, pelo site: https://processoseletivo.ifb.edu.br .

Confira aqui>>todas as informações sobre a seleção.

Fim do conteúdo da página