Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Aumenta procura por cursos, mais de 450 fazem vestibular
Início do conteúdo da página

Aumenta procura por cursos, mais de 450 fazem vestibular

Criado: Terça, 23 de Novembro de 2010, 10h13 | Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2010, 10h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3385

O IFB divulgou na noite de segunda-feira, 22, o gabarito preliminar do vestibular 2011/01. Na   quarta-feira, 24, e na quinta-feira, 25, os candidatos que prestaram as provas poderão interpor recursos, conforme orientações do edital de seleção. Cerca de 450 concorrentes fizeram as provas, concorrendo a vagas nos cursos de Licenciatura em Dança, Tecnologia em Agroecologia e Técnico Integrado em Agropecuária.

O processo seletivo ocorreu na Universidade de Brasília e na cidade de Posse, em Goiás. De acordo com informações divulgadas pela Comissão de Seleção, a realização de provas no cidade goiana atende uma região com 11 municípios de vocação agrícola e que, “historicamente enviam alunos para o Campus Planaltina”, o antigo Colégio Agrícola. Para atender a essa demanda e aplicar o exame nesse local, o IFB firmou parceria com a administração municipal de Posse.


Avanço
A presidente da Comissão de Processo Seletivo, Camila Fasolo, afirma que o Instituto - de apenas dois anos - tem crescido. Ela compara os números:  “No semestre passado foram 115 inscritos para a Licenciatura em Dança e 56 para o Tecnólogo em Agroecologia, o que resultou, em relações candidato/vaga de, respectivamente, 2,88 e 1,87.” Nesse semestre, continua ela, “multiplicamos por quatro o número de inscritos para Agroecologia, com 253 inscrições. Já a Dança também teve um incremento significativo, com 162 candidatos inscritos.” No Técnico Integrado, 169 candidatos concorreram a 80 vagas.

Mais 630 vagas em dezembro
Ainda na primeira quinzena de dezembro o IFB vai abrir mais 630 vagas para formar profissionais. Serão oferecidos 13 cursos técnicos com duração de três a quatro semestres. A seleção, nesse caso, ocorrerá por sorteio. A criação do IFB no Distrito Federal - em dezembro de 2008 - atende a uma demanda por formação técnica que, em outras unidades da federação, eram resolvidas pelas antigas Escolas Técnicas Federais e pelos Centros de Formação Tecnológica (Cefet's).

Enem
Outro ponto, que a presidente da Comissão de Processo Seletivo destaca, é a proximidade do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (Mec), que utiliza as notas do Enem e é regido por edital específico. O IFB vai oferecer 10 vagas de Tecnologia em Agroecologia via SiSU, sendo 5 delas para candidatos assentados da reforma agrária.

O uso do SiSU procura aproximar, mais, o IFB - Campus Planaltina e as comunidades rurais. O objetivo desse modelo de seleção – que garante vagas a quem é do campo – pretende fazer com que o conhecimento produzido na Instituição chegue a essas comunidades e aos produtores rurais locais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página