Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Reitoria > IFB recebe exposição “O Silêncio que Grita”
Início do conteúdo da página

IFB recebe exposição “O Silêncio que Grita”

Criado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h43 | Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h43 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h50 | Acessos: 377

As dez unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB) receberão, nos próximos cinco meses, a exposição “O Silêncio que Grita” (confira o cronograma completo no final da matéria). A mostra – que recebeu o segundo maior público do ano do Museu Nacional da República – é uma realização da Fundação Brasil Meu Amor (FBMA).

A exposição é gratuita e estará aberta ao público em geral nos horários normais de funcionamento dos campi.

 

O Silêncio que Grita

O projeto apresenta imagens e frases que trazem uma percepção sensorial da história do mundo desde o tempo dos primeiros habitantes das Américas até o período contemporâneo, mesclando, por exemplo, a saga da fundação de Brasília, dos candangos que construíram a Capital Federal, com a arte rupestre da Serra da Capivara, e de Juscelino Kubitschek, um dos heróis do Brasil, contracenando com diversas personagens históricas.

A exposição "O Silêncio que Grita" é composta de imagens, vídeos e sons que fazem com que aqueles que colocaram um tijolo em direção à liberdade e as mais relevantes construções da civilização humana sejam lembrados. Os painéis da instalação unem os povos e grandes sonhadores e líderes do passado e do presente, apagando a linha imaginária do tempo. A obra é também um grito de alerta: o Brasil livre, sonhado por JK e por tantos outros, precisa de todos nós, novos candangos, para cumprir o destino de ser o melhor país do mundo.

Trechos do livro “O Silêncio Que Grita”, de Jean Obry, Idealizador, Fundador e Presidente da FBMA, formam um fio condutor que amalgama a verdadeira essência do brasileiro, despertando um profundo sentimento de amor ao Brasil, de pertencimento e cidadania.

Uma "injeção de brasilidade", que oferece um resgate da história de nosso País.

 

Cronograma das Exposições no IFB

Campus Recanto das Emas: 2 a 15 de setembro
Campus Gama: 16 a 29 de setembro
Campus Riacho Fundo: 30 de setembro a 13 de outubro
Campus Samambaia: 14 a 27 de outubro
Campus Ceilândia: 28 de outubro a 10 de novembro
Campus Taguatinga: 11 a 24 de novembro
Campus Estrutural: 25 de novembro a 8 de dezembro 
Campus Planaltina: 9 a 22 de dezembro
Campus São Sebastião: 23 de dezembro a 5 de janeiro 
Campus Brasília: 6 a 19 de janeiro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página