Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Mensagem da reitora
Início do conteúdo da página

Mensagem da reitora

Criado: Quinta, 26 de Março de 2020, 12h46 | Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 12h46 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 14h01 | Acessos: 5735

À Comunidade do IFB

estudantes, professores, técnicos, colaboradores e familiares

Hoje completamos um mês desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil. Essa pandemia tem afetado nossa rotina, nossos hábitos, nossa forma de nos relacionar e até nossa cultura. Em casa, na rua e no trabalho.

Vivenciamos uma situação nova, portanto sem respostas fáceis e receitas prontas. Por isso, é tão importante ouvir os especialistas e entender como alguns países estão conseguindo frear ou retardar o avanço da Covid-19. É necessário ter cautela na tomada de decisões, evitando o pânico e a disseminação de falsas informações.

Como reitora do Instituto Federal de Brasília tenho tratado esse tema com a máxima prioridade que a situação exige. Estou junto com os pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais de todos os campi, com o Comitê Operacional Emergencial e também com vários fóruns debatendo diariamente o assunto e tomando decisões que visam a preservar a saúde e a integridade dos nossos estudantes, servidores e colaboradores, sempre respeitando as legislações, as recomendações e as orientações dos órgãos competentes.

Tenho sido surpreendida positivamente a cada momento por servidores que, mesmo diante deste momento complexo, têm demonstrado iniciativas solidárias e voluntárias — ações estas que aliviam o momento de isolamento social, outras que visam à produção de materiais e equipamentos de proteção. Tudo isso mostra que nossos servidores, para além de ótimos profissionais, são sensíveis à causa humana. Por isso, nesta semana vamos lançar a Rede IFB Ciência Solidária, que vai juntar todas essas iniciativas de enfrentamento ao coronavírus.

Estamos acompanhando atentamente os acontecimentos e os novos regulamentos que têm surgido, ao mesmo tempo em que estamos ouvindo o maior número possível de pessoas das mais variadas áreas e de todos os nossos campi

Compreendo que as decisões nem sempre atendem à expectativa de todos, pois cada realidade é única e cada pessoa tem sua história, mas temos buscado tomar as decisões norteados pela preservação da vida e pela saúde coletiva.

Infelizmente, ainda não há como prever quanto tempo esta situação vai perdurar; portanto, peço que sigamos solidários com o próximo e atentos às recomendações dos órgãos de saúde. Gratidão a todos vocês pela compreensão que o momento exige.

Fiquem bem, cuidem-se e logo nos encontraremos para um abraço.


Luciana Massukado

Reitora do IFB

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página