Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB produz máscaras em impressora 3D para profissionais de saúde em hospitais
Início do conteúdo da página

IFB produz máscaras em impressora 3D para profissionais de saúde em hospitais

Criado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h11 | Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h11 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 13h56 | Acessos: 1594

Em meio a um cenário de pandemia, a solidariedade e apoio surgem de todos os lados. Para ajudar na prevenção do novo coronavírus, professores do Instituto Federal de Brasília (IFB), dos campi Brasília, Planaltina e Samambaia, mobilizam-se para produzir máscaras com visor frontal, que protegem a área do rosto, pescoço e testa, destinadas aos profissionais da saúde dos hospitais de Brasília.

O projeto, que envolve o uso de impressora 3D e cortes a laser, se desenvolve-se em parceria  com o movimento “Brasília Maior que Covid”, criado por residentes do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que busca colaborar neste momento de pandemia por que passa o país.

 A professora Katia Palomo, que leciona no Campus Brasília na área de gestão pública, mesmo sendo da área de administração, tem colaborado com o projeto na área da produção de testeiras das máscaras. Ela conta que a intenção da produção feita no Campus Brasília é entregar 50 máscaras ao mês. “Buscamos apoio do instituto, porque nós não poderíamos ficar longe desse movimento, ou qualquer um que seja solidário, que colabore com esse momento que estamos vivendo”, afirma Katia.

Em Samambaia, a professora da área de engenharia florestal e econômica Keila Sanches, que atua na organização e logística de produção,  afirma que a ideia surgiu a partir dos modelos de máscaras internacionais que não são comumente usadas no Brasil. “Nós vimos o uso dessas máscaras na Itália e na China, que vêm usando esse tipo de equipamento com uma avaliação positiva em relação a proteção”, diz a professora.

Rede IFB Ciência Solidária

Devido ao número de iniciativas individuais para ajudar no enfrentamento do Covid-19, o IFB criou a Rede IFB Ciência Solidária, que tem como objetivo receber proposições e ações de combate ao coronavírus. Diversos servidores estão colaborando com iniciativas, que podem ser acompanhadas em nosso Instagram @ifbrasilia.

Alguns exemplos das ações são: doações de alimentos e produtos de higiene, ajuda/consultoria aos pequenos produtores, produção de máscaras aos profissionais da saúde, produção de álcool 70% nos laboratórios do IFB para serem doados à comunidade,  entre outras iniciativas de solidariedade, apoio e prevenção.

O IFB recebe por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ideias e iniciativas para ajudar de alguma forma, seja profissionais da saúde ou as pessoas mais afetadas devido à pandemia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página