Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Diálogos Formativos acontece com o tema “E na hora de voltar?! Como fazer?”
Início do conteúdo da página

Diálogos Formativos acontece com o tema “E na hora de voltar?! Como fazer?”

Criado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 13h11 | Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 13h11 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 14h29 | Acessos: 764

O Diálogos Formativos está de volta. Desta vez será realizado de forma virtual. Com o tema “E na hora de voltar?! Como fazer?”, o projeto realizará um programa de formação pedagógica para os servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) visando ao retorno das aulas.

 Essa edição contemplará a divulgação de um vídeo institucional, duas lives e duas oficinas. 

A primeira ação acontecerá no dia 30 de junho, com a veiculação do vídeo “Os efeitos do isolamento social na vida escolar”, com as psicólogas Marina Lima Carvalho Branco (Campus Gama) e Lorena Silva Costa (Campus Planaltina) e o intérprete João Gleverson (Campus Estrutural). A produção trará dicas sobre como acolher os estudantes levando-se em consideração os efeitos do isolamento social na vida escolar.

 

Na sequência da programação, no dia 1º de julho, das 15h às 16h30, acontecerá a primeira live com o tema “Metodologias ativas e a articulação aos ensinos presencial e não presencial: reflexões sobre a mudança de paradigma da sala de aula”, com os servidores Jennifer de Carvalho Medeiros (PREN) e Cláudio Nei Nascimento da Silva (Campus Gama) com mediação da Isabelita Peixoto (Campus Estrutural).

 

A segunda live acontece no dia 10 de julho, das 15h às 16h30, com o tema “Reorganização do tempo escolar e a integração curricular: o que observar ao planejar?”. A atividade será conduzida pela palestrante Márcia Castilho de Sales e mediação da servidora Émile Mesquita (PREN).

 

As oficinas acontecem nos dias 3 e 8 de julho, sempre das 15h às 16h30. A primeira será sobre “Como fazer uma avaliação diagnóstica?”, com Rodrigo Rodrigues (Campus Samambaia) e mediação de Renato Caixeta (Campus Samambaia) e a segunda terá o tema “Planejamento de componentes curriculares com atividades não presenciais”, com Jennifer de Carvalho Medeiros (PREN) e mediação de Eduardo Klein Carmona (Campus Recanto das Emas).

 

Canais

 

O vídeo e as lives serão transmitidas pelo canal oficial do Instituto Federal de Brasília no YouTube, TV IFB. Já as oficinas ocorrerão no Googlemeet e terão 30 vagas destinadas aos representantes das Coordenações Pedagógicas, Coordenações-Gerais de Ensino e Coordenações de Curso.

 

O Diálogos Formativos é voltado para todos os servidores do IFB e é uma realização por meio da Pró-Reitoria de Ensino e das Coordenações Pedagógicas das unidades.

 

Programação

 

Vídeo Institucional

Tema: Os efeitos do isolamento social na vida escolar.

Público-alvo: destinado a todos os servidores do IFB

Data: 30 de junho

Palestrantes: psicóloga Marina Lima Carvalho Branco (Campus Gama) e psicóloga Lorena Silva Costa (Campus Planaltina). Intérprete: João Gleverson (CEST)

 

1ª Live

Tema: Metodologias ativas e a articulação aos ensinos presencial e não presencial: reflexões sobre a mudança de paradigma da sala de aula.

Público-alvo: destinado a todos os servidores do IFB

Data: 01 de julho 

Horário: das 15h às 16h30

Palestrantes: Jennifer de Carvalho Medeiros (PREN) e Cláudio Nei Nascimento da Silva (Campus Gama). Mediação: Isabelita Solano Mendes Peixoto (Campus Estrutural). Intérprete: Equipe CBRA

 

1.ª Oficina

Tema: Como fazer uma avaliação diagnóstica? 

Público-alvo: coordenação pedagógica, coordenação de curso e coordenação-geral de ensino

Data: 03 de julho

Horário: das 15h às 16h30

Oficineiro: Rodrigo Rodrigues (Campus Samambaia). Mediação: Renato Reis Caixeta (Campus Samambaia)

 

2.ª Oficina

Tema: Planejamento de componentes curriculares com atividades não presenciais.

Data:  08 de julho

Horário: das 15h às 16h30

Oficineira: Jennifer de Carvalho Medeiros (PREN). Mediação: Eduardo Klein Carmona (CREM)

 

2.ª Live

Tema: Reorganização do tempo escolar e a integração curricular: o que observar ao planejar? 

Público-alvo: destinado a todos os servidores do IFB

Data: 10 de julho

Horário: das 15h às 16h30

Palestrante: Márcia Castilho de Sales. Mediação: Émile Mesquita (PREN). Intérprete: Equipe CBRA

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página