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Bem-estar com a Rede Solidária Ciência IFB: Confira live de Ginástica laboral no home office

Criado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 19h16 | Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 19h16 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 19h16 | Acessos: 263

Ambiente inapropriado para o teletrabalho e má postura durante o home office? Essas têm sido queixas frequentes com os novos hábitos de trabalho em casa durante a pandemia; mas exercícios simples de Ginástica Laboral em casa a serem apresentados em live na segunda-feira (10 de agosto) pelo professor de Educação Física Pedro de Oliveira, docente do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Ceilândia, prometem aliviar e reduzir esse mal-estar.

"Essa proposta vem ao encontro do novo normal que estamos vivendo e pretende oferecer informações sobre uma rotina diária que pode contribuir muito com a saúde e o bem-estar. Mesmo com um ambiente domiciliar adequado para a jornada de trabalho, as várias horas na posição sentada ou realizando esforços repetitivos podem ocasionar problemas de saúde graves a médio e longo prazos. Dores no pescoço, na coluna e nas articulações de forma geral são bem comuns para quem não se atenta a correta ergonomia, postura e descanso regulamentares a cada sessão seguida de trabalho. Além disso, outros benefícios são esperados com a prática da ginástica laboral, como veremos na aula a ser exposta na próxima segunda-feira", explica o professor.

Então, agende, para o dia 10 de agosto, às 17 horas, a live Ginástica Laboral em Home Office, transmitida pela TV IFB, com o professor Pedro de Oliveira, que trará uma série de exercícios de alongamento que podem ser praticados facilmente em casa. Serão 45 minutos de aula com informações teóricas e práticas. Até lá, confira alguns exercícios, com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional.

 

5 exercícios no Home Office 

  1. Respiração – A respiração é extremamente importante e deve ser observada durante todo o dia, inclusive durante a realização de exercícios laborais próprios do Home Office. Empenhar-se na realização de uma respiração profunda irá ajudar a relaxar os ombros e o pescoço. Já está comprovado que os exercícios respiratórios são uma maneira de acalmar a ansiedade. Dessa maneira, para praticar, é possível fechar os olhos e fazer no mínimo cinco inspirações e expirações profundas e conscientes. Estas devem ser realizadas de forma vagarosa, o que será importante para o relaxamento muscular e para acalmar os ânimos. Assim, conte até cinco durante a inspiração, realizando novamente a contagem durante a expiração.
  2. Alongamento com as mãos entrelaçadas – Outro exercício que pode ser de grande ajuda na manutenção da postura do trabalho prestado na condição de Home Office e para evitar ou diminuir dores musculares é o alongamento que é realizado com as mãos entrelaçadas, exercitando os músculos das mãos, braços, ombros e costas. Para fazê-lo basta ficar em pé e com os pés afastados na largura dos quadris. Após, deve-se expirar o ar vagarosamente ao mesmo tempo em que é diminuída a rigidez dos joelhos e o tronco é dobrado para frente, levando-se a cabeça em direção aos pés. Então, deve-se colocar os braços acima dos ombros, atrás das costas, juntando-se as mãos.
  3. Apoio na parede – Esse exercício de alongamento é conhecido como “anjos da parede” e é indicado para ajudar a abrir a parte anterior do corpo e fortalecer os músculos superiores. Para praticar esse exercício basta curvar as costas contra a parede com os pés levantados à sua frente. Após, com os braços dobrados em um ângulo de 90 graus, vá entrando em contato com as paredes aos poucos. Primeiramente os cotovelos entrarão em contato com a parede, e, então, a parte superior das mãos, ao nível dos olhos. A partir de então, deve-se começar a levantar os braços acima da cabeça, sem desencostar da parede e retornando à posição inicial. Indica-se que sejam realizadas de duas a três repetições dos exercícios.
  4. Liberação do ombro sentado – O quarto exercício de ginástica laboral para realizar em casa em tempos de Home Office é indicado principalmente aos trabalhadores que se mantêm diante do computador o dia todo, o que tende a prejudicar os músculos da cabeça, do pescoço, do peito e dos ombros. Fazê-lo é extremamente simples e requer que se tenha às mãos apenas uma cadeira normal, dessas que se tem normalmente em casa. Deve-se sentar na cadeira e se inclinar para trás. Uma das mãos deve ser colocada ao centro do peito, e, com o polegar e o indicador, deve-se tocar as clavículas, apoiando a palma da mão. Em seguida, deve-se colocar a outra mão sobre a primeira para suporte e pressionar levemente por algumas vezes até que se sinta o peito relaxar.
  5. Alongamento de parede suspenso – O último exercício para ser feito em casa nos intervalos realizados entre as atividades de Home Office é um alongamento de parede suspenso. O objetivo desse exercício a ser realizado em casa é auxiliar nos movimentos dos braços, diminuir a tensão deles e dos ombros após um longo dia de labor. A prática desse exercício exige que se fique de frente para a parede. Nesse momento é necessário que os pés sejam mantidos paralelamente com cerca de quinze centímetros de distância. Após, deve-se colocar as mãos na parede, deixando os braços esticados. 

 

Sobre a Ginástica Laboral

A ginástica laboral traz exercícios compensatórios para romper esse ciclo equivocado em que a pessoa fica muitas horas sentada. Inclui atividades, como de alongamento, que previnem as temidas LER (lesões por esforço repetitivo). A atividade toma pouco tempo, mas pode fazer grande diferença na produtividade e na disposição do funcionário.

Fonte consultada: Portal Oitchau (Gestão de Pessoas) / Sindilegis

 

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