Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Espaço do Estudante > Série Estágio que transforma: aprender na prática é essencial
Início do conteúdo da página

Série Estágio que transforma: aprender na prática é essencial

Criado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h53 | Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h53 | Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 17h12 | Acessos: 576

O estágio é uma fase muito importante na vida de um estudante. Seja no ensino médio, no curso técnico ou na graduação, é um momento de colocar em prática o que se aprende dentro de sala de aula. Com supervisão, os estagiários desenvolvem suas habilidades e funções relacionadas à futura profissão e se preparam para o mercado de trabalho, como é o caso de Érica Vicente, 22 anos, estudante do curso técnico de Agropecuária do Instituto Federal de Brasília (IFB). 

A estagiária está há quatro meses na empresa Mineragro e diz que já aprendeu muita coisa. “Aqui é o meu primeiro estágio e está sendo muito bom. Conheci pessoas legais que me ajudaram a me desenvolver de várias formas, e aqui eu conheço de tudo um pouco”, conta a estagiária. 

Para ela, o estágio na empresa foi fundamental para ajudá-la a conhecer o mundo do mercado de trabalho e expandir os horizontes para pensar na futura profissão e com o que pretende trabalhar. Como consequência do curso técnico do IFB e do estágio, Érica pretende fazer a graduação de Agronomia muito em breve. Para quem está indeciso ou sem muita coragem, a estagiária recomenda ir atrás dos objetivos sem medo. “Aproveite a oportunidade que aparecer, porque só vai agregar na sua carreira. Não pense só na dificuldade; aceite o desafio que vai dar tudo certo”, aconselha Érica. 

Assim como para a Érica, os estágios abrem muitas oportunidades para os estudantes que colhem frutos até hoje, já com emprego e trabalhando na área que gostam. Um exemplo disso é Sebastian Oliveira, 24 anos, assistente de pesquisa da Mineragro. Ele se formou no curso técnico de Agropecuária do IFB em 2015 e, posteriormente, cursou a graduação de Agronomia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS). 

O assistente de pesquisa começou a trabalhar na Mineragro em 2020 e as experiências dos estágios, do curso técnico e da graduação o destacaram no mercado de trabalho e, hoje, ele atua em uma profissão de que ele gosta. Dentro da empresa, ele participa da montagem de experimentos, faz testes de produtos e avaliações das plantas. “Onde estou hoje, veio do curso técnico de alguns anos atrás, pois abriu as portas para chegar onde cheguei hoje”, relata Sebastian Oliveira. 

O gerente técnico da Mineragro, Mathaus Mandro, afirma que para a empresa é muito importante ter estagiários na equipe, pois o estudante que está dentro de uma instituição está sempre à frente em questões de pesquisa, desenvolvimento e aprendizagem. “Eles se destacam trazendo essas inovações dentro da empresa”, acredita. 

O programa de estágio entre a Mineragro e o Instituto Federal de Brasília começou com a visita dos alunos do IFB Campus Planaltina à sede da empresa. Mathaus conta que, no início, o estágio era voltado para estudantes do curso técnico Agrícola e agora abrange mais estudantes dos cursos técnicos e da graduação do IFB Campus Planaltina. “O principal pré-requisito é que o aluno esteja matriculado no IFB”, conta. 

Em 2023, a empresa pretende contratar dois estagiários. Para eles, dar a experiência de mercado de trabalho, de pesquisa agronômica e o desenvolvimento de habilidades é essencial, pois destaca os jovens no mercado de trabalho e resulta em transformação na vida deles. “Os estudantes se destacam trazendo novas ideias, são pessoas jovens, da nova geração. Conseguem trazer novidades em que a nossa equipe não pensaria”, finaliza Mathaus. 

IFB no Ar

Um novo episódio do IFB no Ar vai tratar sobre o tema, com diversos casos de sucesso, e vai ao ar em fevereiro, na TV IFB, no YouTube. Fique ligado (a)!

 

Fim do conteúdo da página