Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estudantes do IFB participam do Taste Brasília Festival
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB participam do Taste Brasília Festival

Criado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 11h38 | Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 11h38 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 15h21 | Acessos: 375

O Instituto Federal de Brasília vai levar estudantes dos cursos de Eventos do IFB Campus Brasília e de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo para vivenciarem o "Taste Brasília Festival".  O evento de Gastronomia chega à capital e acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho no Pontão do Lago Sul.  Fruto de uma parceria com os organizadores e com a Associação Amigos do Futuro, a comunidade acadêmica do IFB será agraciada com cortesias para os dois fins de semana do evento. 

Os ingressos serão distribuídos para estudantes e docentes das turmas dos cursos técnico e superior de gastronomia e eventos dos campi Riacho Fundo e Brasília. A  professora Ana Paula Jacques, da área de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo,  é uma das convidadas do evento. Ana Paula ministrará duas aulas durante a programação do Taste Brasília — no Papo de Cozinha e no Fire Pit — em que vai levar ingredientes nativos do Cerrado para o público degustar e conhecer.

Na programação do evento, constam palestrantes, expositores e chefs renomados da cidade com uma variedade de propostas contemporâneas e autorais.  Além disso, o evento conta com o Empório Taste, em que haverá expositores que oferecerão produtos premium e lançamentos do mercado para compra e degustação. O espaço vai colocar à disposição para o visitante uma área de compras e áreas de conhecimento, nas quais você poderá aprender sobre gastronomia em aulas, palestras e demonstrações, mediante inscrição gratuita a ser feita no local.

Papo de Cozinha com a Professora Ana Paula do IFB

1. Na sua visão, quais habilidades são necessárias hoje para quem deseja atuar na área de gastronomia?

Cada vez mais os profissionais da área de gastronomia devem desenvolver as chamadas ‘soft skills’, isto é, competências comportamentais e habilidades que vão além das técnicas. Entre elas, criatividade e bom
relacionamento interpessoal são essenciais. Criatividade, hoje, é o grande diferencial dos chefs que se destacam na cena gastronômica internacional. Viajar, visitar feiras, mercados, museus, conversar com agricultores e agroextrativistas ajudam a despertar a criatividade, mas para inovar é preciso ir além e aprender a pesquisar e desenvolver um método para levar os ingredientes, até o prato do cliente, com sabor, sustentabilidade e valorizando o território e as tradições. 

2. Quais são as carreiras ou atuação em Gastronomia mais atrativas no mercado profissional, incluindo o segmento de alimentação, bares e restaurantes?

A área da gastronomia cresceu muito nas últimas décadas e existe uma gama de oportunidades de trabalho ou para empreender. Além das carreiras clássicas na área da cozinha e restauração, é possível atuar como consultor em sustentabilidade, designer de experiências gastronômicas ou cardápios e até mesmo abrir um negócio de refeições saudáveis para cães e gatos. Sem esquecer que a pesquisa em gastronomia está se fortalecendo no Brasil e também demanda mestres e doutores. 

3. Quais experiências gastronômicas os estudantes do IFB não podem perder em Brasília?

Durante o curso, seja técnico ou superior, os alunos participam de atividades que completam o aprendizado. A Ceasa é um desses locais que fazem parte da programação regular de visitas técnicas para que os estudantes tenham acesso à dinâmica das feiras populares, estabeleçam novas conexões com agricultores familiares e entendam a logística da distribuição de alimentos nos centros urbanos, incluindo temas como desperdício, orgânicos e sazonalidade. Outro local recentemente visitado foi o Mercado Mané, onde a turma do Técnico em Gastronomia conheceu o ‘back stage’ do primeiro mercado gastronômico e turístico de Brasília. Como dito anteriormente, muito estudo, leitura e pesquisa, além de circular por feiras populares, exposições e até mesmo uma visita ao Jardim Botânico são parte do aprendizado de um profissional da gastronomia. 

4."Papo de cozinha": Quais os principais assuntos na hora de cozinhar  entre os chefs de Brasília?

Temas como bem-estar e saudabilidade estão cada vez mais presentes na gastronomia. Por isso, os cardápios devem ser sazonais e adaptados ao clima local. 

5. Com a chegada do frio, qual sua dica para um menu em família ou entre os amigos? 
Neste momento, nada mais especial que preparações que nutram e aqueçam. É tempo dos caldos, risotos, guisados e ensopados. Já no verão ou na seca, no caso do DF, será a vez das preparações mais leves e frescas. 

Sobre o evento

O evento é uma celebração da gastronomia em um festival internacional de experiências que reúne em um só lugar o melhor da gastronomia das cidades onde acontece. Com uma história de sucesso pelo mundo todo, de Londres a São Paulo, em 2022 o evento inaugura sua primeira edição em Brasília e chega à sua 6ª edição em São Paulo. Já percorreu diversas cidades do mundo, como Milão, Roma, Paris, Chicago, Nova Iorque e Dubai. Os restaurantes que irão participar estarão em instalações pop-ups com qualidade profissional, que possibilitam a execução dos pratos rigorosamente com a mesma qualidade encontrada em seus estabelecimentos. Entre uma degustação e outra, os visitantes vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas por grandes chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia.

 

Taste Brasília Festival

Dias 27, 28 e 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho 

Local: Pontão do Lago Sul

https://brasil.tastefestivals.com

Inscreva-se aqui para as atividades e experiências.

*Se você é estudante dos cursos técnico ou superior de gastronomia e eventos, busque informações sobre as cortesias com os docentes do curso. 

Cortesias limitadas. Distribuição gratuita.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página