Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Atividades do IFB na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia seguem até 04/12
Início do conteúdo da página

Atividades do IFB na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia seguem até 04/12

Criado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h51 | Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h51 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h52 | Acessos: 930

A programação do Instituto Federal de Brasília (IFB) na 19ª Semana Nacional de Tecnologia (SNCT) está recheada de atividades e tem início nesta segunda-feira (28), no estande do Ministério da Educação (MEC). Mais de 20 ações interativas, dentre oficinas e projetos, serão apresentadas à comunidade no evento, que segue até 04 de dezembro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

O IFB leva à SNCT oficinas nas áreas de Gastronomia, Biologia, Vestuário, Tecnologia, entre outras atividades, todas gratuitas. Também está sendo disponibilizado para os participantes ônibus gratuito durante todos os dias do evento, basta se dirigir ao bolsão de estacionamento da Biblioteca Nacional. O transporte fará o trajeto circular rodoviária, ministério, pavilhão. 

Confira abaixo a programação do IFB no evento e o breve resumo sobre cada ação prevista. Programe-se para nos visitar!

PROGRAMAÇÃO SNCT 2022

 

9h - 12h30

13h30 - 17h

Segunda 28/11

Lápis decorado com EVA

Faça sua pulseira de macramê

Oficina de confecção de kokedamas

Oficina de confecção de kokedamas

Metodologias Ativas de Aprendizagem - Jogo Semente em Copo D’água

Metodologias Ativas de Aprendizagem - Jogo Semente em Copo D’água

Experiência Sensorial Mandioteca

Experiência Sensorial Mandioteca

Terça 29/11

“Aprendizagem Criativa”- Inovações Didáticas para Cursos de Turismo e Hotelaria

“Aprendizagem Criativa”- Inovações Didáticas para Cursos de Turismo e Hotelaria

Design de biojóias com resina

Design de biojóias com resina

Conhecendo as mulheres cientistas a partir de jogos

“Quem conta um conto… oficina de criação de minicontos"

Faça sua pulseira de macramê

Quarta 30/11

Café com leite: do pingado ao café gelado

Café com leite: do pingado ao café gelado

Do quadradinho para o mundo: As cervejas brasilienses

Do quadradinho para o mundo: As cervejas brasilienses

Experimentos de baixo custo para o ensino de conceitos básicos de Física do Ensino Médio

Experimentos de baixo custo para o ensino de conceitos básicos de Física do Ensino Médio

Edição de vídeos curtos e imagens aplicada ao empreendedorismo digital

Edição de vídeos curtos e imagens aplicada ao empreendedorismo digital

Quinta 01/12

“Quem conta um conto… oficina de criação de minicontos"

Mostra de protótipos e produção interativa de acessórios utilizando plástico

Conhecendo as mulheres cientistas a partir de jogos

Suspiro vegano

Suspiro vegano

Fabricação de iscas artificiais com Plastisol

Pipoca Gourmet

Fabricação de iscas artificiais com Plastisol

Sexta 02/12

Tecnologia de Alimentos

Tecnologia de Alimentos

Horta do cerrado

Horta do cerrado

Faça seu marcador de livro

Faça seu marcador de livro

Empreendedorismo On-line

Sábado 03/12

Vida de formigas: conhecendo seus segredos

Vida de formigas: conhecendo seus segredos

Mini oficinas de tingimento natural e de técnicas de estamparia

Mini oficinas de tingimento natural e de técnicas de estamparia

Sistema de irrigação com Arduino e sensores do cotidiano: você no controle

Sistema de irrigação com Arduino e sensores do cotidiano: você no controle

Pipoca Gourmet

Domingo 04/12

Empreendedorismo On-line

 



  • LÁPIS DECORADO COM EVA

A oficina de lápis decorado de EVA visa à interação com o público, sobretudo infantil, na realização de uma atividade prática e criativa durante sua visita à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

O público irá utilizar cortadores de EVA e escolher as cores e temas que desejar, para realizar a personalização do lápis.   

Ao término da oficina, cada participante poderá levar o lápis decorado e personalizado como recordação.

 

 

 

 

 

  • OFICINA DE CONFECÇÃO DE KOKEDAMAS

A oficina de Kokedamas traz uma experiência diferente para todos que se interessam por plantas e cultura. Em princípio, haverá uma explicação sobre as Kokedamas e seus benefícios e, posteriormente, será vivenciada a confecção desta técnica de paisagismo, com as devidas orientações, unindo teoria e prática de maneira eficaz, proporcionando uma experiência divertida, instrutiva e diferente.

  • METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM - JOGO SEMENTE EM COPO D’ÁGUA

A proposta Metodologias Ativas de Aprendizagem - Jogo Semente em Copo D’água é um jogo lúdico-didático com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre espécies vegetais arbóreas e plantas nativas, principalmente do Cerrado. Em formato de cartas de baralho, o jogo reúne grupos para disputar partidas que consistem em reunir cartas respectivas a uma das oito espécies escolhidas: lpê Amarelo, Pau Brasil, Angelim-do-cerrado, Angico, Jacarandá Caviúna, Jequitibá, Seringueira e Araucária. O jogo traz ainda informações sobre manejo, espécies em extinção, legislação, características da flor etc., possibilitando uma aprendizagem mais significativa e criativa e incentivando o pensamento crítico.

  • EXPERIÊNCIAS SENSORIAL MANDIOTECA

A mandioca e seus derivados são alimentos que ajudam no sustento de muitos agricultores familiares e comunidades tradicionais de todas as regiões do Brasil. Embora estejam integradas ao nosso patrimônio agroalimentar e à nossa cultura, há um amplo desconhecimento sobre os métodos de produção e características sensoriais sobre as diversas farinhas de mandioca existentes no território brasileiro. Diante disso, a presente proposta levará uma exposição interativa das 6 farinhas de mandioca, onde o público poderá realizar uma experiência sensorial (tátil, visual, olfativa e gustativa). Os participantes serão estimulados a comparar as farinhas e perceber as diferenças de cores, aromas, texturas e sabores. Na sequência, poderão ainda degustar farofas feitas com as seis diferentes farinhas para perceberem que cada uma apresenta um resultado distinto, mesmo seguindo o mesmo método de preparo.

  • FAÇA SUA PULSEIRA DE MACRAMÊ

A Oficina “Faça sua Pulseira de Macramê” tem como objetivo estimular a imaginação e explorar os dotes manuais dos participantes de qualquer idade, por meio da atividade artesanal com linhas e as técnicas do Macramê.

A Oficina é um desdobramento do Projeto Miniempresa do Campus Riacho Fundo, que foi desenvolvido em parceria com a ONG Júnior Achievement Brasil, organização social incentivadora de jovens, que estimula estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. Durante a SNCT, os alunos do Ensino Médio que participaram da Miniempresa IFBiju, irão mostrar algumas técnicas de macramê para confecção de pulseiras.

 

  • “APRENDIZAGEM CRIATIVA”- INOVAÇÕES DIDÁTICAS PARA CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA

A oficina “Aprendizagem Criativa” - Inovações Didáticas para Cursos de Turismo e Hotelaria” tem como objetivo apresentar dois jogos didáticos que visam facilitar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de turismo e hotelaria: o Jogo Blá Blá Tuh e o Jogo Xi! Sujou. Ambos os jogos são interativos e de fácil assimilação, potencializando a sistematização de conceitos e promovendo a aprendizagem de forma criativa e divertida. A interação com o público por meio de atividades dinâmicas é um atrativo para alunos, professores e o público em geral do evento, conhecer a inovação didática, bem como, aprender conteúdos específicos da área de Turismo e Hotelaria

  • DESIGN DE BIOJÓIAS COM RESINA

A proposta se encontra dentro do setor de acessórios de uso pessoal/bijuterias (brincos, colares e pingentes) e confeção de acessórios de moda sustentável, desenvolvimento de protótipos, assim como no desenvolvimento de produtos e acessórios, oportunizando aos participantes da mostra um mercado de trabalho diferenciado e com nicho de mercado muito específico. O valor de aquisição dos materiais para iniciar os trabalhos com resina epóxi são relativamente baratos e se observa altos rendimentos (lucro), dependendo do objeto a ser preparado, como brincos, colares ou até mesmo pequenos objetos, como porta copos, chaveiros, etc. Neste sentido, a proposta orientará à correta preparação dos materiais e aplicação da técnica desenvolvida para confecção dos produtos. Após a mostra, os alunos terão todo o conhecimento do processo de fabricação dos acessórios sustentáveis, como brincos, colares e pingentes utilizando a resina epóxi.

  • CONHECENDO AS MULHERES CIENTISTAS A PARTIR DE JOGOS

JOGO DA ASSOCIAÇÃO

O jogo terá cartas, divididas igualmente entre dois tipos, Mulheres e Feitos: o primeiro, contendo o nome e a foto de uma personalidade feminina nas ciências; o segundo, contendo os seus feitos. Os participantes deverão associar corretamente as cartas que indicam as mulheres às que indicam os seus feitos. Espera-se, ao final da dinâmica, que ela desperte no participante o interesse pela trajetória de mulheres que atuaram e atuam em áreas STEAM.

JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

O jogo terá perguntas de múltipla escolha (contendo cinco alternativas) e de verdadeiro ou falso. Cada rodada terá perguntas, tendo como ganhador aquele que responder de maneira rápida e correta o maior número de perguntas possível. Os participantes deverão responder corretamente o maior número de perguntas possíveis sobre as mulheres envolvidas em áreas STEAMs. Espera-se que a dinâmica faça com que os participantes aprendam e desenvolvam interesse por essas mulheres e outras que integram as áreas.

  • “QUEM CONTA UM CONTO… OFICINA DE CRIAÇÃO DE MINICONTOS"

A oficina propiciará ao público o contato com a leitura e a produção de textos literários, permitindo sua aproximação com a leitura e a escrita literária, e, por conseguinte, com o letramento literário e digital, assim como a escrita autoral. Nessa atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer o gênero textual miniconto, além de se apropriarem de narrativas contemporâneas, desenvolvendo, por meio das metodologias ativas que serão empregadas, habilidades relacionadas ao parafrasear e ao sintetizar, criando de forma autoral, uma mini narrativa a partir de um conto da literatura contemporânea e experimentando as possibilidades de divulgação de sua criação nas redes sociais.

  • CAFÉ COM LEITE: DO PINGADO AO CAFÉ GELADO

O objetivo geral da oficina é apresentar diferentes tipos de leites vegetais presentes do mercado, demonstrando os métodos de extração caseiros, desenvolvimento de produto (bebida com café/Pingado e Café gelado), análise de rendimento e custo-benefício.

A ação propõe a realização de oficinas de curta duração, em que serão realizadas produções e explicações sobre cafeicultura e o trabalho de serviço de cafés e dos profissionais da área de gastronomia com foco no barismo.

  • DO QUADRADINHO PARA O MUNDO: AS CERVEJAS BRASILIENSES 

Objetivo geral é apresentar em forma de oficinas, as escolas cervejeiras mundiais e suas construções sociais e culturais utilizando como exemplos rótulos de cervejarias brasilienses para fortalecimento da cultura cervejeira local.

OBS: Por haver degustação, a oficina deverá ser realizada apenas para MAIORES de 18 anos devido à legislação vigente para consumo de bebidas alcoólicas.

  • EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Destinada a professores em formação, estudantes e amantes da Física e da ciência em geral, esta oficina visa promover a execução de experimentos de baixo custo relacionando alguns conceitos básicos do ensino de Física para as três séries do Ensino

Médio. Assim, a experimentação está baseada nos seguintes conteúdos: a) Mecânica; b) Eletromagnetismo; c) Óptica. Faremos a demonstração dos experimentos com grupos de 3 e/ou 4 pessoas a cada rodada de execução, que deve durar em média 10 minutos.

Venha conosco aprender como a Física acontece na prática!

 

 

  • EDIÇÃO DE VÍDEOS CURTOS E IMAGENS APLICADA AO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Oficina de edição de vídeos curtos e imagens para a produção de conteúdos visuais para serem aplicados em redes sociais (propagandas, convites, cartões, flyers e afins), serão utilizados APPs e ambientes digitais gratuitos. Esta oficina também oportunizará aos participantes aprenderem técnicas de autoimagem em fotos, como a fazerem suas selfies (fotos).

A oficina versará sobre o empreendedorismo digital, o uso de redes sociais para vender produtos e serviços e ou divulgações diversas. Ideias para jovens e ou adultos como podem obter uma remuneração autônoma através de recursos gratuitos.

  • MOSTRA DE PROTÓTIPOS E PRODUÇÃO INTERATIVA DE ACESSÓRIOS UTILIZANDO PLÁSTICO RECICLÁVEL DE EMBALAGENS DE PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE PESSOAL

A proposta se encontra dentro do setor de reciclagem de polímeros e confeção de acessórios de moda sustentável, desenvolvimento de protótipos, assim como no desenvolvimento de produtos e acessórios, os quais têm crescido no Brasil e internacionalmente, movimentando milhões de reais/dólares, oportunizando aos participantes da mostra um mercado de trabalho diferenciado e com nicho de mercado muito específico. Ainda, o valor de aquisição dos materiais para iniciar os trabalhos com o plastico (PEAD), elementos para montagem dos acessórios são relativamente baratos e se observa altos rendimentos (lucro), dependendo do objeto a ser preparado, como brincos, colares ou até mesmo pequenos objetos, como porta copos, chaveiros, etc. Neste sentido, a proposta orientará à correta preparação dos materiais e aplicação da técnica desenvolvida para confecção dos produtos. Após a mostra , os alunos terão todo o conhecimento do processo de fabricação dos acessórios sustentáveis.

 

  • SUSPIRO VEGANO

O suspiro vegano é um novo produto desenvolvido por alunas do Instituto Federal de Brasília do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos para ingressar no ramo alimentício de produtos vegetarianos/veganos e de pessoas com intolerância ou alergia alimentar.

A soja tem o Brasil como seu maior produtor e exportador no mundo, compondo cerca de 50% do comércio mundial, desse modo, a soja foi a leguminosa escolhida para o desenvolvimento do novo produto deste projeto, substituindo assim à clara de ovo de um suspiro convencional.

O stand será montado com os suspiros em suas embalagens na mesa, informações em folders e explicações sobre o assunto com as alunas envolvidas no projeto e o questionário para a obtenção de informações sensoriais do produto apresentado. 

  • PIPOCA GOURMET

O projeto Pipoca Gourmet propõe explorar o conhecimento passado aos alunos do EMI em Eventos do IFB Campus Brasília, em sala de aula, do planejamento a realização de eventos de forma colaborativa aos demais projetos expositivos do IFB. 

Para tanto idealizou-se seguir o conceito da pipoca gourmet para agregar maior valor com ingredientes especiais e a degustação no local, criando um ambiente que favoreça uma boa experiência pelo paladar e maior permanência no espaço IFB por ser notório que entre as necessidades básicas do ser humano destaca-se a alimentação.

  • FABRICAÇÃO DE ISCAS ARTIFICIAIS COM PLASTISOL

Plastisol é uma suspensão de partículas de PVC em um plastificante. Esse produto é um líquido vinílico curável, com baixa viscosidade. Após sua fundição em estufa, microondas, chapa aquecedora ou injetora, resulta em elastômero de baixa dureza, grande elasticidade, grande transparência e boas características mecânicas e dielétricas.

Durante a oficina cada participante irá escolher os corantes e os pigmentos para a fabricação da sua peça. Serão disponibilizados artigos de armarinho, como glitter, cargas minerais perolizadas, lantejoulas, entre outras. Para a finalização da peça, o participante poderá pintar os olhos da isca, para torná-la mais real.

  • TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

O projeto "Tecnologia de Alimentos" visa esclarecer para a população, por meio de uma conversa, sobre os diferentes tipos de alimentos que encontramos no mercado, bem como a diferença dos processos aplicados e sua implicação na composição nutricional. Em uma mesa serão expostos os diferentes tipos de alimentos, onde o graduando em tecnologia de alimentos do IFB campus Gama, explicará, de uma maneira didática, as diferenças entre os tipos de alimentos e processos, e oferecerá uma prova sensorial para os participantes perceberem a diferença no paladar.

  • HORTA DO CERRADO

O projeto Horta do Cerrado tem como objetivo a criação de plataformas digitais para integrar os consumidores de produtos orgânicos e os produtores da agricultura familiar orgânica do Distrito Federal. Além disso, o projeto tem como missão divulgar e desvendar mitos sobre os produtos orgânicos visando um aumento do consumo destes produtos, um aumento na visibilidade do produtor orgânico da agricultura familiar, possibilitar uma aproximação do consumidor com o produtor e reduzir o uso de embalagens plásticas na comercialização dos produtos orgânicos.

  • FAÇA SEU MARCADOR DE LIVRO

A Oficina “Faça seu Marcador de Livro” tem o intuito de, além de estimular a criatividade, a concentração, a  coordenação motora e a sequência lógica para a confecção de um o marcador de livro por meio de dobraduras, visa também estimular a leitura, uma vez que o participante possivelmente ficará com muita vontade de usar o objeto escolhido e criado por ele próprio.

A interação com o público, durante um evento, por meio de atividades manuais é um atrativo para alunos, professores e o público em geral, pois a oficina ofertará o material e ensinará a técnica para fazer um marcador de livro, que será um brinde para o participante, que terá o marcador para seus livros confeccionado de forma lúdica e fácil.

 

 

 


EMPREENDEDORISMO ONLINE

O Projeto de Empreendedorismo On-line caracteriza-se como um conjunto de ações para despertar a curiosidade e estimular a criatividade, o empreendedorismo e a inovação. Durante a oficina alguns aplicativos serão discutidos colaborativamente, por meio de perguntas e respostas e/ou uso de notas adesivas. Os participantes também poderão compartilhar suas experiências por meio da aprendizagem colaborativa.  

Serão realizadas reflexões sobre competências e aplicações de ciência e tecnologia em relação às melhores práticas de gestão e empreendedorismo on-line com enfoque em implementação de inovações por meio de diferentes ações de aprendizagens, tais como: discussão de estudos de casos, estágios, videoconferências,  fóruns, palestras, projetos de ultra-learning, podcasts, artigos, jornais, memes, quadrinhos, figuras, contos, mapas mentais, flashcards, trilhas de aprendizagem, pós-graduação e textos de livros de gestão impressos ou on-line. 

  • VIDA DE FORMIGAS: CONHECENDO SEUS SEGREDOS

A oficina abordará as saúvas, especificamente as do gênero Atta, formigas presentes em quase todos os países da América. Elas são conhecidas como formigas-cortadeiras, porque costumam cortar folhas e carregá-las para dentro de seus ninhos, com a finalidade de nutrir um fungo que é o seu verdadeiro alimento, tendo com ele uma relação mutualista.

O objetivo é demonstrar a organização e o papel de cada formiga dentro de seu formigueiro, as diferentes morfologias, além da importância ecológica, pois apesar do conhecido potencial de destruição da formiga-saúva, a sua eliminação completa não é benéfica, já que essas formigas cumprem uma importante função no ambiente ao promover a fertilização do solo e deixá-lo aerado.

  • SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM ARDUINO E SENSORES DO COTIDIANO: VOCÊ NO CONTROLE

A água é um dos maiores bens naturais que a humanidade necessita. Pensando nisso, foi desenvolvido um sistema automatizado de irrigação acessível para diversos públicos e que pode ser implementado em diferentes locais, desde o jardim de uma residência que poderá ficar períodos sem a supervisão de um cuidador até uma horta ou pomar que precisa de irrigação constante para produzir bons produtos.

O projeto consiste na construção de um sistema de irrigação automatizada controlada por Arduino e aplicativo móvel. Será montado no stand uma miniatura do projeto de irrigação para que seja possível interagir com o público visitante e com o objetivo de fomentar o interesse do público pela robótica e automação. Pretende-se promover uma interação em que os visitantes possam conhecer os diferentes componentes utilizados, como sensores de umidade e temperatura, microcontrolador Arduino, bem como peças para montagem como placa, fios de ligação (jumpers) e resistores

  • CINEMA MULTISENSORIAL BIKE VR (ESTANDE MAKER)

O Cinema Multissensorial Bike VR tem por objetivo criar uma experiência interativa e multissensorial para o usuário que, utilizando um óculos de realidade virtual (óculos VR, da sigla em inglês) e montado em uma bicicleta fixa a um suporte no chão, será imerso em um passeio virtual de bicicleta (vídeo com a tecnologia 360º para óculos VR ou, futuramente, jogo digital 3D) capaz de aguçar os seus sentidos. 

Quando a bicicleta virtual passar por uma poça d'água, por exemplo, um aspersor será acionado e borrifará água sobre o usuário. Ao passar ao lado de uma fogueira no ambiente virtual, termoventiladores serão acionados. O protótipo simulará um terreno mais acidentado por meio de motores de vibração acoplados ao banco e ao guidão da bicicleta, enquanto a sensação de velocidade será simulada por meio de um ventilador frontal. O projeto está em fase inicial de desenvolvimento por docentes e estudantes do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do IFB.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página