Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > 25 de novembro: Dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher
Início do conteúdo da página

25 de novembro: Dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher

Criado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 13h22 | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 13h22 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 12h37 | Acessos: 591

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo alertar e eliminar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo. A institucionalização desse dia está totalmente alinhada com a Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que busca alcançar a igualdade de gênero por meio do fortalecimento das mulheres e meninas.

Como instituição de ensino, o IFB se coloca como agente responsável pelo cumprimento desse compromisso mundial para erradicar qualquer tipo de violência contra a mulher, seja por meio de formações, eventos, rodas de conversa, seja pela criação dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugedis) e pela apuração administrativa dos casos de denúncia.

Entre as várias ações para combater e erradicar a violência contra mulheres e meninas, destaca-se a orientação sobre o canal oficial para realização de qualquer denúncia que é a Ouvidoria do IFB (https://www.ifb.edu.br/institucional/ouvidoria).  Orienta-se que toda e qualquer denúncia recebida por outros canais deve ser direcionada para a Ouvidoria do IFB, que fará uma análise preliminar, com apoio das outras unidades de integridade do instituto, e encaminhará para a adequada apuração.

As denúncias realizadas por meio da Ouvidoria do IFB garantem que o cidadão tenha o direito a uma resposta, incluindo seu encaminhamento às unidades de apuração competentes dentro do prazo estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos.

A Ouvidoria do IFB orienta que todas as denúncias sejam registradas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - FalaBR (https://falabr.cgu.gov.br/) e se coloca à disposição para orientar o cidadão a utilizar essa plataforma.

 

Acesse Canais de participação ativa do IFB: 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página