Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estação IFB traz diálogo sobre o tema Gamificação
Início do conteúdo da página

Estação IFB traz diálogo sobre o tema Gamificação

Criado: Quarta, 29 de Março de 2023, 16h05 | Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 16h05 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 08h44 | Acessos: 511

O programa Conexões do Estação IFB (videocast no Youtube TV IFB e nas plataformas de áudio Soundcloud e Spotify) desta semana trata do tema Gamificação. O analista de Tecnologia da Informação Erlan Tostes, apresentador do Conexões, conversa com o também analista e mestre em Educação João Bezerra da Silva Jr. 

Eles explicam a diferença de conceito e cultura de jogos e de gamificação, trazendo que o primeiro tem um roteiro e o objetivo de entreter, e o segundo tem características de engajamento,  imersão, motivação e participação voluntária.

Os analistas explicam e exemplificam como a gamificação pode ser usada em qualquer coletivo, seja no mundo corporativo, da administração pública e em projetos pedagógicos. Para João Bezerra, a mecânica dos games vai além das tecnologias. É um sistema de organização que pode mudar e revelar aptidões, como liderança, criatividade e equilíbrio, e tem também seus riscos; por isso a necessidade de ser planejada para que sua aplicação seja positiva e não tóxica levando ao bullying, por exemplo. 

Quer saber mais? Confira este episódio.

E seguem também indicações de cursos rápidos e gratuitos sobre o assunto disponíveis nas plataformas de cursos livres da Rede Federal:

Entendendo a Gamificação: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/843

Gamificação no Moodle: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=83

Gamificação no Envelhecimento: https://mooc.ifro.edu.br/course/view.php?id=7

Programação de Games: http://mooc.ifac.edu.br/course/dev-jogos/intro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página