Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estação IFB recebe o pajé Maná Shanenawa
Início do conteúdo da página

Estação IFB recebe o pajé Maná Shanenawa

Criado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 17h16 | Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 17h16 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 17h46 | Acessos: 222

Neste dia 19 de abril, refletimos sobre os Povos Indígenas no Brasil. A pró-reitora de Extensão e Cultura do IFB, Diene Ellen, entrevista o pajé Maná, da etnia Shanenawa do Estado do Acre, do povo também conhecido como Pássaro Azul.

No diálogo ele conta o que é um pajé e como é sua formação. Aborda a educação indígena e a carência de materiais sobre as línguas e histórias dos povos originários. “Pesquisam coisas de outros planetas e não da terra que nascemos; pesquisam línguas estrangeiras e não nossas línguas maternas”, observa.

Maná fala sobre uma publicação que está preparando sobre ervas medicinais e deixa alguns conselhos: “Que as pessoas amem mais, cuidem mais e façam mais pelos outros”, frisando que, quando esquecemos da floresta, adoecemos. “Nós somos a floresta e a natureza. Sem ela não vivemos, não respiramos, não temos água, terra e alimento... tudo está na floresta”.

E conclui o programa com um canto de gratidão em sua língua nativa.

Ouça aqui>> o Estação IFB no Spotify ou assista no Canal TV IFB no Youtube.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página