Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Delegações do G20 conhecem o IFB como uma mostra do sucesso de toda a Rede Federal
Início do conteúdo da página

Delegações do G20 conhecem o IFB como uma mostra do sucesso de toda a Rede Federal

Criado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 17h12 | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 17h12 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2024, 09h04 | Acessos: 598

Delegações da área de educação do G20 (grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo) realizaram visita técnica no Instituto Federal de Brasília (IFB), no Campus Estrutural, na manhã desta quarta-feira, 22 de maio.

Eles conheceram uma mostra do que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui através de um vídeo sobre a Rede, apresentações de gestores, servidores e estudantes.

O diretor-geral do IFB Campus Estrutural, Giano Copetti, deu boas-vindas e falou da expectativa de possíveis parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio. A reitora do IFB, Veruska Machado, explicou o sistema da Rede Federal e falou dos 10 campi do IFB, convidando-os para voltar e vivenciar o Cerrado da Capital Federal do Brasil. Já Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), contou sobre o recente anúncio de mais 100 unidades da Rede Federal e a consolidação das existentes e sugeriu parceria com a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação dos programas executados na educação profissional no Brasil.

 

Avaliação

As delegações oficiais que estiveram na visita técnica do G20 ao IFB eram oriundas da Índia, Angola, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Noruega e Reino Unido, além de um Grupo Civil (C20) que os acompanham com as recomendações e demandas da sociedade organizada para atenção em quesitos sobre meio ambiente, desenvolvimento social e econômico, além de direitos humanos.

Maureen James, orientadora sênior de Programas Acadêmicos, Educação e Cultura do Ministério de Relações Internacionais dos Estados Unidos, mencionou o quanto é importante a existência desse tipo de instituição no Brasil e sobre a semelhança entre os Institutos Federais e as "Community Colleges" nos Estados Unidos, uma vez que ambas oferecem a mesma proposta de um ensino integralizado, abrangente e que opera segundo as demandas da população. "Me senti inspirada por tudo que pude ver e conhecer aqui. É maravilhoso ver algo assim que continua crescendo e tendo influência positiva na vida de tantas pessoas. Estou ansiosa para voltar e contar para todos sobre o que o Instituto faz", disse.

Mostra cultural

Na visita das delegações do G20 ao IFB Campus Estrutural, além de conhecer as estruturas do Centro de Formação Tecnológica (CFT), laboratórios e projetos nos cursos técnicos ofertados na Unidade nas áreas de Manutenção Automotiva e Meio Ambiente e superior de Licenciatura em Matemática, eles vivenciaram os produtos de outro campus do IFB, o Riacho Fundo, através da participação dos cursos técnicos e superiores nas áreas de Hospedagem e Gastronomia, do curso de extensão em  Hospitalidade em Bar e Restaurante e superior de Licenciatura em Letras-Inglês.

Professores e estudantes cuidaram da recepção das delegações internacionais e serviram um rico brunch com comidas típicas da culinária brasileira, como cuscuz, pão de queijo, canjica, cocada, pamonha e brigadeiro com um toque especial de frutos do cerrado, além de alimentos que possuem registros de Patrimônio Nacional como queijos da serra da canastra e sucos regionais como cupuaçu e água de coco.

Os participantes também tiveram uma mostra da rica musicalidade brasileira, sendo recebidos pelos músicos Jaime Ernest Dias (violão) e Sérgio Moraes (flauta), integrantes da Academia de Letras e Música do Brasil (Almub), instituição parceira do IFB. Eles apresentaram Bachianas Brasileiras n° 5, de Villa-Lobos, e Pedacinhos do Céu, de Waldir Azevedo.

Gasa, delegada pela África do Sul, país que será sede da próxima cúpula do G20 em 2025, comentou sobre a motivação que sente com relação aos programas de intercâmbio culturais ofertados pelo Instituto e disse que se sentiu inspirada pela visita a realizar um evento de semelhante qualidade quando for a sua vez: "Parabéns ao Brasil e a Brasília pela recepção tão animada e calorosa, pelo dia que correu tão bem e pela comida deliciosa preparada pelas mãos de estudantes tão talentosos".

 

Confira aqui>> no Flickr IFBrasília as fotos do evento.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página