Seminário Nacional de Pecuária Orgânica começa nesta quarta em Brasília
Brasília sedia o “Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica: uma alternativa para a crise climática (SNPO)” de 11 a 13 de setembro. O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal de Brasília, através dos grupos de estudos Raízes e IFBSUI, e acontecerá no auditório do IFB Campus Brasília (L2 Norte) com dia de campo no IFB Campus Planaltina. O objetivo é capacitar técnicos extensionistas, pesquisadores e produtores por meio da troca de saberes, além de unir as câmaras setoriais de produção orgânica.
O Seminário também vai proporcionar o diálogo entre pesquisadores, produtores e governo para a compreensão dos desafios da criação orgânica no Brasil e estabelecer objetivos e metas que auxiliem no aumento e permanência da criação animal agroecológica no Brasil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em pela plataforma Even3 (clique aqui>>para se inscrever).
No primeiro dia do evento, dia 11, às 9h30, após a mesa de abertura acontecerão dois painéis. O painel 1 traz o tema “Atualizações em Pecuária Orgânica” e abordará “Pecuária e crise Climática” com Dr. Enrique Murguetio (CIPAV Colombia), o “Panorama da pecuária orgânica certificada no Brasil e no Mundo”, com a Drª Fernanda Samarini Machado (Embrapa Gado de Leite), Certifica-DF Programa da Emater de incentivo a certificação de produção orgânica, “Princípios e importância da pecuária orgânica na atualidade”, com a Drª. Angela Escosteguy (IBEM) e o lançamento dos manuais: Pecuária Orgânica (Ruminantes) e Sanidade na Pecuária orgânica, publicação do IBEM, UFRGS e MAPA.
Já no período da tarde, a partir das 14h, acontece o Painel 2 com o tema “Desafios e oportunidades na criação de bovinos em base agroecológica visando à certificação orgânica”, começa com o Dr. Enrique Murgueitio do CIPAV – Colômbia falando sobre Sistema silvipastoril e agroflorestal como fator na recuperação de pastos e solos degradados; depois Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho fala sobre “Pastoreio Racional Voisin” e Mônica Florião (RJ) que aborda “A experiência da Ecoleite: manejo agroecológico de rebanho leiteiro e qualidade do leite”. O painel continua com “A experiência do leite e queijo orgânico da propriedade Terra Límpida”, com Piero Alberti; “Sistema Agrossilvipastoril orgânico - Construção participativa produtores do DF”, com Dr. João Paulo Guimarães, da Embrapa Cerrados encerando com a mesa de debate sobre as oportunidades e desafios das Políticas Públicas sobre a temática.
No segundo dia, 12 de setembro, o evento retorna às 8h30, com o painel 3 para “Para além do Bem-estar animal”. A primeira palestra será “Princípios do bem-estar animal e melhoria da qualidade ambiental”, com Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (UFSC), “Bem-estar animal na propriedade Terra Limpida”, com Patrizia Narcisi; “Bem-estar animal e saúde única”, com a Drª. Julia Eumira Gomes Neves Perini (IFB Planaltina) e mais uma mesa de políticas públicas para fechar a manhã.
E fechando a parte de diálogos, a partir das 14h, acontece o painel 4 “Desafios e oportunidades na criação suínos e aves em base agroecológica visando a certificação orgânica” com as palestras “A importância de se manter as raças criolas na agricultura familiar”, com Filipe Russo, da empresa Porco da Mata; “A experiência da Korin na criação de aves orgânicas”, com Dr. Luiz Carlos Demattê, da empresa Korin; “Alimentos alternativos: Formulações de rações com alimentos alternativos para aves e suínos”, com Ms. Zeferino Genésio Chielle e a Emater DF apresentará experiências exitosas dos agricultores.
O “Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica: uma alternativa para a crise climática (SNPO)” encerra na sexta-feira, 13 de setembro, com o Dia de Campo no IFB Campus Planaltina. Estão sendo oferecidas 80 vagas para visita técnica que começará às 8h do IFB Campus Planaltina encerrando às 11h30 com um lanche de encerramento e confraternização, feira de produtores e apresentações culturais.
O evento será transmitido pela TV IFB (assista aqui>>)
Redes Sociais