Dia do Trabalho: IFB contribui para formação de profissionais qualificados
Há 16 anos atuando para o acesso à educação gratuita e de qualidade no Distrito Federal, o Instituto Federal de Brasília prova-se como importante agente para a formação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Atualmente, o IFB totaliza 21.260 alunos matriculados nos dez campi, localizados no Plano Piloto, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.
Neste Dia do Trabalhador, o IFB ressalta a missão de garantir uma formação integral e de qualidade para os estudantes. Nesse sentido, o IFB oferta variadas possibilidades de formação, ofertando mais de 100 diferentes cursos de diferentes modalidades, como Técnico Integrado ao Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Técnico Subsequente, Graduação e Pós-Graduação, além de cursos de rápida duração, com foco em uma área de atuação específica, chamados Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Transitando entre várias áreas de conhecimento, desde tecnologias e ciências até dança e design de moda, a instituição conta com professores e técnicos com formação de qualidade, e dispõe de laboratórios de excelência. Segundo o diretor de Programas e Articulação com a Sociedade do IFB, Rômulo Nobre Jr, a parceria com outros órgãos públicos e instituições privadas, que possibilitam os estágios obrigatórios e não obrigatórios previstos nos planos de cursos, também são essenciais para a formação de primazia e para a inserção dos estudantes no mundo do trabalho.
“São empresas voltadas para a área de formação do estudante, e essas parcerias trazem para dentro do IFB a prática das instituições e das empresas nas áreas em que a gente atua”, explica. “Essa interação que nós temos com a comunidade externa é muito importante, e ela se torna um dos principais mecanismos de integração do nosso estudante com o mercado de trabalho”, complementa.
Dayane Dias da Silva, 31, teve uma grande trajetória no IFB. Em 2016, ingressou no Curso Técnico em Secretariado e conseguiu o primeiro emprego como recepcionista na Maria Amélia Doces, onde foi, nove meses depois, promovida a auxiliar administrativa. Em 2022, após um semestre no curso de Tecnologia em Eventos, Dayane fez uma transferência interna para o curso de Tecnologia em Secretariado. No segundo semestre do curso conseguiu ingressar como estagiária no Sebrae, onde atua hoje como secretária do Conselho Deliberativo.
“Desde que ingressei no Sebrae, pude perceber o quanto a formação teórica adquirida no IFB foi importante para alinhar-se à prática profissional”, conta Dayane. “Durante minha atuação, me deparei com atividades novas, para as quais inicialmente não possuía domínio prático, mas a sólida formação recebida na instituição me capacitou de maneira eficaz para enfrentar os desafios da rotina secretarial e de assessoria.”
O ensino com profissionais de excelência e com experiência como secretários também foi um diferencial, pois, segundo Dayane, a vivência dos professores contribuiu significativamente para o próprio desempenho no mundo do trabalho. “Assim, tanto minha trajetória acadêmica quanto minha experiência prática têm se complementado, fortalecendo a minha jornada profissional no campo da assessoria e do secretariado.”
Por meio da formação gratuita em dez campi espalhados pelo Distrito Federal, o IFB ainda possibilita a democratização e descentralização de uma boa educação, auxiliando na redução de desigualdades no âmbito do trabalho. Com centenas de cursos de variadas áreas, em diferentes modalidades e tempos de duração, o IFB oferece um leque de oportunidades para quem deseja uma formação gratuita, de qualidade e preparação para o mundo do trabalho.
Para o IFB também é importante a formação para um mundo de inovação e empreendedorismo: “Preparamos trabalhadores mas também pessoas conscientes daquilo que elas podem fazer e, principalmente, com capacidade técnica para não somente adentrarem como funcionários o mercado de trabalho mas também com a de se tornarem empreendedores”, ressalta o diretor de Programas e Articulação com a Sociedade do IFB, Rômulo Nobre Jr.
Conheça os cursos do IFB: https://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb/escolha-o-seu-curso
Redes Sociais