Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB disponibiliza 250 vagas exclusivas para mulheres, para os Cursos de Qualificação Profissional
Início do conteúdo da página

IFB disponibiliza 250 vagas exclusivas para mulheres, para os Cursos de Qualificação Profissional

Criado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 17h37 | Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 17h37 | Última atualização em Quinta, 08 de Mai de 2025, 10h14 | Acessos: 519

O Instituto Federal de Brasília irá disponibilizar mais de 200 vagas para os Cursos de Qualificação Profissional, referentes ao  Programa Mulheres Mil, que tem o objetivo de fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com previsão de início para o final deste mês, as aulas são gratuitas, com carga horário de 160 horas e vão ocorrer de maneira presencial de segunda a sexta-feira.

Os cursos ofertados são de Copeira, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem e Assistente em Recursos Humanos, que  irão ocorrer no Espaço Empreende Mais Mulher, na Ceilândia e em Taguatinga. Além disso, o IFB Campus São Sebastião irá sediar os cursos de Floricultura e Cuidadora de Idosos.

As matrículas serão feitas presencialmente, entre os dias 15 e 16 de maio, no local dos encontros. É necessário que as interessadas já tenham feito o cadastro de qualificação e empregabilidade da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal para o processo de matrícula. Durante a realização do curso, cada aluna irá receber um valor auxílio proporcional à carga horária cumprida pela estudante.

 

Saiba mais sobre o programa

Por meio de um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais, o programa Mulheres Mil busca abranger a população feminina no acesso às ações educacionais, à elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho. O programa ocorre com recursos de fomento do Ministério da Educação em parceria com os Institutos Federais (IF) e as secretarias de educação.

O público atendido pelo programa  são mulheres com 16 anos ou mais, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, como em contexto de pobreza ou pobreza extrema, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Mulheres privadas de liberdade, inclusive aquelas em cumprimento de medidas socioeducativas, também podem participar e se matricular nos cursos oferecidos.

Diante da parceria fundamental e intrínseca do Programa Mulheres Mil com os Institutos Federais, o IFB ressalta o compromisso e empenho da instituição em garantir educação gratuita e de qualidade para a população. Por meio do programa, o IFB continua a contribuir para a redução de desigualdades na sociedade brasileira, nesse caso direcionadas ao público feminino, por meio da educação e da formação para o mundo do trabalho.

Acesse o edital com mais informações.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página