Bolsa Futuro é lançado no IFB. Inscrições no DF abertas até o dia 30

Para enfrentar o déficit de 700 mil profissionais qualificados no setor de Tecnologia da Informação (TI) e fomentar a inovação tecnológica no Brasil, foi lançado, nesta quinta, 22 de maio, o Programa Bolsa Futuro Digital pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e instituições públicas e privadas. A cerimônia aconteceu no IFB Campus Brasília. O Instituto é uma das instituições parceiras, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de maio de 250 vagas para os cursos de Desenvolvimento Front-end e Back-end. O Instituto Hardware BR (HBR) é a entidade executora do Programa Bolsa Futuro Digital com o IFB.
O curso é destinado a estudantes de escola pública ou escola privada com bolsa integral – e, para se inscrever, deve ter o ensino médio completo – ou estar em vias de concluir. Além disso, o candidato deve ter 18 anos ou mais ou completar 18 anos até o final do treinamento. Serão ofertadas 250 vagas, distribuídas em 8 campi do Instituto Federal de Brasília.
Lançamento
Na cerimônia de lançamento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforçou que serão destinados ao todo R$ 54,5 milhões dos Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPIs) pela Lei da Informática, e que o Bolsa Futuro tem um olhar para os jovens. “Esperamos que pelo menos metade das vagas sejam para meninas e mulheres”, destacou.
A reitora do IFB, Veruska Machado, falou especialmente para os estudantes da área de TI presentes no evento, explicando a cerimônia de lançamento do Programa Bolsa Futuro como uma aula de como nasce uma política pública, que une diferentes segmentos em um só ideal.
O representante da Confederação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO), o senhor Christian Tadeu, e o presidente da Softex, Ruben Delgado, uma das principais promotoras de políticas públicas para o ecossistema da tecnologia e inovação, destacaram com otimismo a alegria de integrarem os projetos que unem inclusão produtiva, formação de talentos e justiça social alinhadas à inovação.
Para mais informações sobre o Bolsa Futuro, acesse https://www.hardware.org.br/capacitacao/bfd/inscricao/.
Requisitos
- Ter concluído o ensino médio ou estar em vias de concluir
- Ter estudado em escola pública ou com bolsa integral na rede particular.
- Candidatos que tenham 18 anos ou mais podem se inscrever.
- Candidatos que completem 18 anos até o fim do curso também podem se inscrever.
*Inscrições até 30/5/2025, no site.
Redes Sociais