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Formulário Eletrônico

Criado: Segunda, 16 de Junho de 2025, 08h34 | Publicado: Segunda, 16 de Junho de 2025, 08h34 | Última atualização em Segunda, 16 de Junho de 2025, 08h35 | Acessos: 29

Para o preenchimento a Pesquisa Institucional compartilha com a  Coordenação de Curso e com a Diretor de Ensino  uma pasta via Google Drive  que conta com os 3 arquivos que compõem o Formulário Eletrônico, são eles: 

- Instrumento de Avaliação

- Atributos docentes

- Docentes por componente curricular 

A Coordenação de Curso, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante-NED ou com outros colegas de curso,  deve preencher os documentos no Drive e posteriormente a  Pesquisa Institucional registra as respostas no sistema e-MEC. 

Legenda documentos disponíveis no Drive e que compõem o formulário eletrônico: 

1) Instrumento de Avaliação -> abrange os indicadores e critérios de avaliação considerando 3 dimensões do curso: organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para cada um dos indicadores, o curso deve redigir um texto informando como atende (práticas, procedimentos, documentos, eventos) os critérios e requisitos de qualidade estipulados pelo MEC. 

Como referência, foi inserido, abaixo de cada indicador e em fonte vermelha, o critério para atingir o conceito máximo (5) naquele quesito. 

Alguns indicadores são exclusivos de cursos de licenciatura, de saúde ou de direito. Estes indicadores não precisam ser respondidos, apenas registra-se que "Não se Aplica" (NSA) no respectivo campo.

2) Atributos docentes: formulário utilizado para coletar dados sobre a titulação, a experiência profissional e a produção acadêmica do corpo docente do curso. A coordenação de curso compartilha o formulário com os docentes do curso e monitora as respostas. 

Todos os docentes que responderem ao formulário de atributos também devem estar associados a algum componente curricular (planilha Docentes por Disciplina).  

O grupo de docentes informado neste arquivo será o conjunto de docentes avaliado pelo INEP. 

As respostas deste formulário irão subsidiar o preenchimento dos indicadores 2.5 a 2.9 da dimensão de Corpo Docente do Instrumento de Avaliação. 

Sobre a Produção científica, cultural, artística ou tecnológica: para fins de avaliação, são consideradas todas as atividades docentes que geraram um produto ou um serviço nos últimos 3 anos antes da avaliação.

Tipos de produções que podem ser computadas: 

- livros

- capítulos de livros

- artigos em periódicos

- textos completos em anais

- resumos publicados em anais

- material didático institucional (publicado ou não)

- produções técnicas

- participação na elaboração de Planos de Curso

- participação na elaboração ou revisão de regulamentos do IFB

- produções culturais

- produções artísticas

- organizações de eventos, de exposições, de mostras

- traduções

- inovações tecnológicas

- desenvolvimento de softwares

- propriedade intelectual depositada

- propriedade intelectual registrada

3) Docentes por Disciplina: Planilha que deve relacionar os componentes curriculares do curso e seus respectivos docentes. A Coordenação de Curso deve informar quais são os docentes responsáveis por cada componente do curso. É possível indicar mais de um docente para cada disciplina. Todos os docentes vinculados a pelo menos um componente curricular do curso deverão responder ao Formulário de Atributos Docentes (abaixo). 

Os 3 arquivos do Formulário Eletrônico no drive estão de acordo com os parâmetros do FE do sistema e-MEC. Caso a coordenação de curso entenda que é necessário alterar algum item na estrutura ou na ordenação dos documentos, por gentileza, consulte a PI antes. 

No mesmo link do Drive, consta a pasta Subsídios. Neste local estão disponíveis para consulta: o Instrumento de Avaliação do Inep, o Glossário do Instrumento de Avaliação, as Orientações do MEC sobre como responder a cada indicador e o manual de orientações da PI para o reconhecimento de curso. 

Também foram inseridos na pasta Subsídios Instrumentos de Avaliação preenchidos por outros cursos do IFB para que vocês disponham de referências para as respostas.

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