Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB dá início às aulas dos cursos do Programa Bolsa Futuro Digital
Início do conteúdo da página

IFB dá início às aulas dos cursos do Programa Bolsa Futuro Digital

Criado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 15h55 | Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 15h55 | Última atualização em Quinta, 10 de Julho de 2025, 08h57 | Acessos: 104

Formação em desenvolvimento de software movimenta os campi da instituição nesta semana

O Instituto Federal de Brasília (IFB) deu início, nesta semana, às aulas dos cursos de Desenvolvimento de Software oferecidos por meio do Programa Bolsa Futuro Digital. A iniciativa contempla centenas de estudantes nos campi Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga, com formações voltadas ao desenvolvimento de software nas áreas de Back-End (JavaScript com Node.js e Python com Django) e Front-End (JavaScript com React).

A proposta visa ampliar o acesso de jovens e adultos à formação profissional na área da Tecnologia da Informação, área com alta demanda no mercado de trabalho. Durante os encontros iniciais, estudantes foram recebidos com apresentações institucionais, explicações sobre a organização do curso e dinâmicas de integração.

A gestora operacional do programa, a Técnica em Assuntos Educacionais Ana Luísa Knop, destacou a importância da formação:

“Estamos oferecendo não apenas um curso de formação inicial, mas uma oportunidade real de transformação social. Muitos estudantes estão entrando em contato com a programação pela primeira vez e já vislumbram na residência profissional uma possibilidade de entrada no mundo do trabalho.”

As aulas acontecerão de forma presencial, com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, a depender do campus e da oferta local. A carga horária total do curso é de 200 horas, com previsão de conclusão até o final do ano. Aqueles que se destacarem terão a oportunidade de realizar a residência profissional, após a formação inicial.

“A possibilidade de participação na residência tecnológica é um dos grandes diferenciais deste curso. Ela oferece ao estudante uma vivência real no ambiente de trabalho e pode se transformar em um caminho direto para a conquista de uma vaga efetiva na empresa parceira”, destacou o gestor pedagógico, professor Thiago Batista Amorim.

O Programa Bolsa Futuro Digital integra uma estratégia nacional para enfrentar o déficit de profissionais qualificados no setor de Tecnologia da Informação (TI) e fomentar a inovação tecnológica no Brasil. O IFB é parte dessa ação, em conjunto com o Instituto Hardware BR, sob mediação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Confira as fotos da primeira semana de aula.

Campus Brasília, professor Tiago Segatto.

Campus Riacho Fundo, professor Henrique Pereira de Freitas Filho.

Campus Samambaia, professor Diego Martins de Oliveira.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página