Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB sedia abertura do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Início do conteúdo da página

IFB sedia abertura do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Criado: Quarta, 30 de Julho de 2025, 13h13 | Publicado: Quarta, 30 de Julho de 2025, 13h13 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 09h34 | Acessos: 142
imagem sem descrição.

Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada a abertura oficial do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no IFB Campus Brasília. O evento reúne representantes da Rede Federal e de diversas instituições parceiras de todo o Brasil com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a implementação do programa nas instituições de ensino.

A abertura teve início com a apresentação cultural do grupo Catira Mão Divina, formado por estudantes do IFB Campus Planaltina.

Em seguida, a mesa de abertura contou com a presença de autoridades da Rede Federal, do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de ministérios ligados ao desenvolvimento social e à agricultura familiar, além de representação estudantil.

Durante as falas institucionais, a reitora do IFB, Veruska Machado, reforçou o caráter coletivo do enfrentamento à insegurança alimentar:

“Alimentação é um direito constitucional e um dever de todos trabalhar para garantir esse direito. Temos que viabilizar orçamento e recursos humanos para operacionalizar isso. Mas, para além da questão legal, a gente fala de uma questão humanitária. Não é possível uma pessoa aprender com fome”, destacou. “Formação integral envolve também a questão da alimentação e nutrição. Precisamos atuar em Rede e com participação dos estudantes, pois nada para eles, sem eles”, pontuou a reitora do IFB.

A assessora especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Amanda Machado, destacou os avanços nas construções dos restaurantes nos Institutos Federais:

“Foram disponibilizados recursos para a construção de 260 restaurantes estudantis na Rede Federal por meio do PAC, com orçamento total de R$ 432 milhões. Desses, 166 estão em construção. Além disso, também foram aprovados orçamentos para equipar esses restaurantes, observando o foco em uma alimentação saudável, sem fritadeiras elétricas ou fatiadores de frios, por exemplo”.

Já Ray Silva, representante da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), pontuou a urgência da pauta:

“Estudante com fome não aprende. A fome é motivo de evasão. Nossa luta é por bandejões em todas as unidades da Rede Federal — e salgado não é almoço.”

Além de Veruska, Amanda e Ray, também compuseram a mesa o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carlos Guedes; o reitor do IFSuldeminas, Cleber Ávila Barbosa; a coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane) do IFSuldeminas, Aloísia Rodrigues Hirata; o diretor de Ações Educacionais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Anderson Wilson Sampaio; a coordenadora-geral do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Elisângela Sanches Januário, e a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Islandia Bezerra Costa.

Em paralelo ao evento, acontece a Feira e Exposição de Produtos da Agricultura Familiar, instalada na área externa, valorizando os saberes e sabores de produtores locais.

 

Alimentar para Educar

Após a mesa de abertura, a professora Rute Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrou a palestra de abertura intitulada "Alimentar para Educar". Em sua fala, entre as suas experiências de vida e conhecimento técnico, a palestrante reforçou a ideia de que a alimentação é parte integrante do processo educativo: “Alimentar é educar. Alimentação não é um anexo da educação. É impossível aprender com fome.”

Rute contextualizou dados da Rede Federal, que hoje contam com quase 600 mil estudantes atendidos na educação básica. “É importante observar que 81,11% têm renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo”.

A professora finalizou a apresentação com alerta para outro desafio: a prevalência de dietas baseadas em alimentos ultraprocessados.

A palestra foi finalizada com respostas de perguntas do público.

 

Programação e atividades

Na parte da tarde desta quarta-feira (30), o encontro segue com oficinas temáticas, abordando temas como educação alimentar e nutricional, elaboração de chamadas públicas, gestão terceirizada, políticas de aquisição e alimentação escolar inclusiva.

Na quinta-feira (31), a programação inclui painéis sobre intersetorialidade entre políticas públicas, apresentação de experiências exitosas da Rede Federal na alimentação escolar e a confraternização gastronômica “Delícias Regionais”, que celebra a diversidade cultural e culinária do país.

O evento será encerrado com a aprovação da Carta de Proposições para Alimentação Escolar na Rede Federal, documento construído a partir dos debates e contribuições coletivas ao longo do encontro.

 

Programação (continuação)

30/7/2025

14h às 18h – Oficinas

  1. Práticas de Educação Alimentar e Nutricional na Rede Federal – Jahny Duarte (IFTO), Diogo Vale (IFRN) e Marina Melgaço (FNDE)
  2. Elaboração de Chamada Pública na Rede Federal – Rogério Robs (IFSULDEMINAS) e Márcia Sartori (FNDE)
  3. Elaboração e Fiscalização de Contratos em Gestão Terceirizada – Lidiane Pereira (IFAL), Pedro Oliveira e Marco Azevedo (IFSULDEMINAS)
  4. PAA Doação Simultânea e Compra Institucional – Elisangela Sanches (MDS) e MDA
  5. Alimentação que Acolhe: Planejamento e Práticas para uma Alimentação Escolar Inclusiva – Otaviana Leal (IF SertãoPE) e Daniel Bandoni (FNDE)

 

31/7/2025

8h – Feira e Exposição de Produtos da Agricultura Familiar

9h – Painel – Alimentação Escolar na Rede Federal – Karine Santos (FNDE), Nathália da Mata (FPE/CONIF) e Ray Silva (FENET) Mediação: Veruska Ribeiro Machado – reitora do IFB

10h30 – Intersetorialidade e Políticas Públicas: Conexão entre Educação, Assistência Estudantil e Alimentação Escolar – Luiz Carlos Dias da Rocha (IFSULDEMINAS), Jhany Duarte (IFTO) e Amanda Machado (Setec) Mediação: Cledilma Ferreira da Silva Costa – pró-reitora de Ensino (IFAL)

14h – Experiências com Alimentação Escolar na Rede Federal

  1. Compra de Agricultura Familiar – Coordenação e Relatoria – Camila Guedes e Nathália Brant (IFSULDEMINAS)
  2. Educação Alimentar e Nutricional – Bianca Blanco (IFSP) e Jahny Duarte (IFTO)
  3. Gestão no Serviço de Alimentação Escolar – Pedro Oliveira, Tathiana Baldini e Philippe (IFSULDEMINAS)
  4. Projeto de Pesquisa e Extensão no âmbito da alimentação escolar – Michelle Marques e Luiz Carlos Dias da Rocha (IFSULDEMINAS)

15h30 – DELÍCIAS REGIONAIS – Confraternização Gastronômica das Regiões do Brasil

16h – Encerramento com a aprovação da Carta de Proposições para Alimentação Escolar na Rede Federal

  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página