IFB sedia abertura do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada a abertura oficial do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no IFB Campus Brasília. O evento reúne representantes da Rede Federal e de diversas instituições parceiras de todo o Brasil com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a implementação do programa nas instituições de ensino.
A abertura teve início com a apresentação cultural do grupo Catira Mão Divina, formado por estudantes do IFB Campus Planaltina.
Em seguida, a mesa de abertura contou com a presença de autoridades da Rede Federal, do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de ministérios ligados ao desenvolvimento social e à agricultura familiar, além de representação estudantil.
Durante as falas institucionais, a reitora do IFB, Veruska Machado, reforçou o caráter coletivo do enfrentamento à insegurança alimentar:
“Alimentação é um direito constitucional e um dever de todos trabalhar para garantir esse direito. Temos que viabilizar orçamento e recursos humanos para operacionalizar isso. Mas, para além da questão legal, a gente fala de uma questão humanitária. Não é possível uma pessoa aprender com fome”, destacou. “Formação integral envolve também a questão da alimentação e nutrição. Precisamos atuar em Rede e com participação dos estudantes, pois nada para eles, sem eles”, pontuou a reitora do IFB.
A assessora especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Amanda Machado, destacou os avanços nas construções dos restaurantes nos Institutos Federais:
“Foram disponibilizados recursos para a construção de 260 restaurantes estudantis na Rede Federal por meio do PAC, com orçamento total de R$ 432 milhões. Desses, 166 estão em construção. Além disso, também foram aprovados orçamentos para equipar esses restaurantes, observando o foco em uma alimentação saudável, sem fritadeiras elétricas ou fatiadores de frios, por exemplo”.
Já Ray Silva, representante da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), pontuou a urgência da pauta:
“Estudante com fome não aprende. A fome é motivo de evasão. Nossa luta é por bandejões em todas as unidades da Rede Federal — e salgado não é almoço.”
Além de Veruska, Amanda e Ray, também compuseram a mesa o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carlos Guedes; o reitor do IFSuldeminas, Cleber Ávila Barbosa; a coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane) do IFSuldeminas, Aloísia Rodrigues Hirata; o diretor de Ações Educacionais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Anderson Wilson Sampaio; a coordenadora-geral do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Elisângela Sanches Januário, e a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Islandia Bezerra Costa.
Em paralelo ao evento, acontece a Feira e Exposição de Produtos da Agricultura Familiar, instalada na área externa, valorizando os saberes e sabores de produtores locais.
Alimentar para Educar
Após a mesa de abertura, a professora Rute Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrou a palestra de abertura intitulada "Alimentar para Educar". Em sua fala, entre as suas experiências de vida e conhecimento técnico, a palestrante reforçou a ideia de que a alimentação é parte integrante do processo educativo: “Alimentar é educar. Alimentação não é um anexo da educação. É impossível aprender com fome.”
Rute contextualizou dados da Rede Federal, que hoje contam com quase 600 mil estudantes atendidos na educação básica. “É importante observar que 81,11% têm renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo”.
A professora finalizou a apresentação com alerta para outro desafio: a prevalência de dietas baseadas em alimentos ultraprocessados.
A palestra foi finalizada com respostas de perguntas do público.
Programação e atividades
Na parte da tarde desta quarta-feira (30), o encontro segue com oficinas temáticas, abordando temas como educação alimentar e nutricional, elaboração de chamadas públicas, gestão terceirizada, políticas de aquisição e alimentação escolar inclusiva.
Na quinta-feira (31), a programação inclui painéis sobre intersetorialidade entre políticas públicas, apresentação de experiências exitosas da Rede Federal na alimentação escolar e a confraternização gastronômica “Delícias Regionais”, que celebra a diversidade cultural e culinária do país.
O evento será encerrado com a aprovação da Carta de Proposições para Alimentação Escolar na Rede Federal, documento construído a partir dos debates e contribuições coletivas ao longo do encontro.
Programação (continuação)
30/7/2025
14h às 18h – Oficinas
- Práticas de Educação Alimentar e Nutricional na Rede Federal – Jahny Duarte (IFTO), Diogo Vale (IFRN) e Marina Melgaço (FNDE)
- Elaboração de Chamada Pública na Rede Federal – Rogério Robs (IFSULDEMINAS) e Márcia Sartori (FNDE)
- Elaboração e Fiscalização de Contratos em Gestão Terceirizada – Lidiane Pereira (IFAL), Pedro Oliveira e Marco Azevedo (IFSULDEMINAS)
- PAA Doação Simultânea e Compra Institucional – Elisangela Sanches (MDS) e MDA
- Alimentação que Acolhe: Planejamento e Práticas para uma Alimentação Escolar Inclusiva – Otaviana Leal (IF SertãoPE) e Daniel Bandoni (FNDE)
31/7/2025
8h – Feira e Exposição de Produtos da Agricultura Familiar
9h – Painel – Alimentação Escolar na Rede Federal – Karine Santos (FNDE), Nathália da Mata (FPE/CONIF) e Ray Silva (FENET) Mediação: Veruska Ribeiro Machado – reitora do IFB
10h30 – Intersetorialidade e Políticas Públicas: Conexão entre Educação, Assistência Estudantil e Alimentação Escolar – Luiz Carlos Dias da Rocha (IFSULDEMINAS), Jhany Duarte (IFTO) e Amanda Machado (Setec) Mediação: Cledilma Ferreira da Silva Costa – pró-reitora de Ensino (IFAL)
14h – Experiências com Alimentação Escolar na Rede Federal
- Compra de Agricultura Familiar – Coordenação e Relatoria – Camila Guedes e Nathália Brant (IFSULDEMINAS)
- Educação Alimentar e Nutricional – Bianca Blanco (IFSP) e Jahny Duarte (IFTO)
- Gestão no Serviço de Alimentação Escolar – Pedro Oliveira, Tathiana Baldini e Philippe (IFSULDEMINAS)
- Projeto de Pesquisa e Extensão no âmbito da alimentação escolar – Michelle Marques e Luiz Carlos Dias da Rocha (IFSULDEMINAS)
15h30 – DELÍCIAS REGIONAIS – Confraternização Gastronômica das Regiões do Brasil
16h – Encerramento com a aprovação da Carta de Proposições para Alimentação Escolar na Rede Federal
Redes Sociais