Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Ugitai participa do encerramento da Oficina Livre de Cidadania e Participação no IFB Campus Brasília
Início do conteúdo da página

Ugitai participa do encerramento da Oficina Livre de Cidadania e Participação no IFB Campus Brasília

Criado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 16h08 | Publicado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 16h08 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 16h08 | Acessos: 51
imagem sem descrição.

A Unidade de Gestão da Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Ugitai) marcou presença no encerramento da Oficina Livre de Cidadania e Participação (OFLEM) do primeiro semestre letivo de 2025 no curso integrado Técnico em Eventos do IFB Campus Brasília.

A oficina teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão ampliada da participação do indivíduo na vida coletiva e mecanismos de controle social. Para tanto, ao longo do semestre, a turma teve contato com a Defensoria Pública do Distrito Federal e com a Receita Federal. Os alunos também participaram de diversas visitas técnicas, como ao Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU), com visita guiada e explanação da função da instituição de fiscalização dos gastos públicos e visita à Controladoria-Geral da União (CGU), que apontou a importância do controle externo contínuo. Também receberam a organização não governamental (ONG) Jovens pelo Clima, que puderam expor sobre a relevância da consciência social nos jovens. A oficina é ministrada semestralmente pela professora Paula Renata Cairo do Rego.

No dia 30 de julho de 2025, a Ugitai esteve presente na última aula da oficina. Os servidores Bruno Ribeiro dos Santos (Presidente da Ugitai) e Carolina Rodrigues de Barcellos Nascimento (Ouvidora do IFB) apresentaram temas ligados à integridade e à ouvidoria, demonstrando os canais do IFB que podem ser porta de entrada para solicitação de informações e providências, reclamações, denúncias, elogios e simplificação do trabalho prestado à sociedade. O canal pode ser utilizado tanto por estudantes e servidores quanto pela sociedade civil, fazendo com que o indivíduo possa sempre se fazer presente e estar mais atuante na prestação do serviço público.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página