Dia Nacional do Profissional da Educação

Quando uma pessoa, de qualquer idade, entra em uma instituição de ensino, leva consigo um sonho...seja aprender a ler e escrever, seja ter uma profissão. E nesse ambiente passará uma parte de sua vida...e ali encontrará pessoas que escolheram se dedicar a este complexo universo educacional. Nesta quarta, 6 de agosto, Dia Nacional do Profissional da Educação, é o dia de parabenizá-los, e o Instituto Federal de Brasília recorda que nasceu também para isso: formar profissionais da Educação.
Na sua lei de criação (11. 892/2008), está nos objetivos a oferta de pelo menos 20% do total de seus cursos serem voltados para a licenciatura, bem como a oferta de programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica.
E assim o IFB oferta hoje 16 cursos de graduação como Licenciaturas, ou seja, voltados para formação de professores, incentivando a iniciação à docência através de parcerias com instituições escolares que permitem a vivência prática dos futuros profissionais da Educação.
Além dos professores, são também profissionais da Educação todos os servidores que auxiliam nos bastidores das salas de aula. Esse reconhecimento veio com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (13.054/14). Na escola, todos podem contribuir com a formação do outro, seja por meio da gentileza de quem está na portaria e dá um “bom dia, boa tarde ou boa noite”, seja por meio das ações das equipes pedagógicas e administrativas.
“Os profissionais da educação são fundamentais para o fortalecimento das instituições de ensino. São eles que, a partir de suas ações administrativas e pedagógicas, tornam a escola uma instituição que visa à democratização do conhecimento e, por isso, a um mundo melhor. Os profissionais da educação fazem a escola acontecer e promovem mais cidadania, mais justiça social para todos”, reflete a pró-reitora de Ensino do IFB, Profa. Rosa Amélia Pereira.
Redes Sociais