Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Dia do Professor: Celebrando Quem Faz a Diferença Todos os Dias
Início do conteúdo da página

Dia do Professor: Celebrando Quem Faz a Diferença Todos os Dias

Criado: Quarta, 15 de Outubro de 2025, 07h24 | Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2025, 07h24 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2025, 13h26 | Acessos: 82

Hoje, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. A data foi criada em 1827 ainda no período da monarquia no Brasil, quando  D. Pedro I criou a primeira Lei Geral sobre a Educação Básica no país.

Os professores desempenham um papel essencial na formação de todas as profissões, transmitindo conhecimento, valores e habilidades.  Segundo o portal IFB em Números, a instituição tem hoje  855 professores, sendo que 383 possuem doutorado e, igualmente, 383 possuem Mestrado por titulação direta ou por Reconhecimento por Saberes e Competências (RSC). Já no Portal Integra, o público pode conhecer o currículo dos servidores docentes por área de atuação.

Nada melhor do que quem vive a profissão explicar a importância de se comprometer com o desenvolvimento de outros seres humanos, de oferecer primeiro formação cidadã e depois para o mundo do trabalho, como demonstram os depoimentos dos professores  do IFB:

 “Entrar numa sala de aula vai muito além de ensinar: é trocar, é dividir, é dar, é receber, é deixar, é se levar. A energia que emana de uma sala de aula é indescritível. Costumo dizer que o mundo não teria graça alguma se não existissem alunos; ver isso acontecer diante dos meus olhos é me lembrar, todos os dias, por que escolhi a docência: para aprender e crescer junto com eles. ” – Sigridi Suzelei, professora do IFB Campus São Sebastião.

“Professores personificam sonhos de um mundo melhor, entrelaçando-se às vidas das pessoas que acreditam na educação como um processo fundamental para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa, mais solidária e cidadã. Ser professor consiste em doar-se a uma profissão essencial ao ser humano, da infância à maturidade. Ser professor implica dedicar-se ao diálogo incansável para tocar os corações incrédulos e fazê-los acreditar em um futuro diferente cuja maior riqueza, sem dúvida, será a consciência ética e o respeito às diferenças. ” - Gecyclan Santana, professor do IFB Campus Recanto das Emas.

“Neste dia em que homenageamos a docência, celebro uma profissão que forma pessoas antes de formar profissionais. A gente mede tensões e frequências no laboratório, mas o que mais me importa é elevar a autoestima, abrir portas para a universidade e para o trabalho digno, e mostrar que a escola pública transforma vidas. Ser professor é ser ponte, e eu me orgulho de ser parte dessa travessia. ” - Lucas Romano, professor do IFB Campus Ceilândia.

“Mesmo com todos os desafios que temos, conseguimos, com a soma de esforços, melhorar as possibilidades de formação de nossos estudantes assim como tornar a sua experiência em nossa escola mais interessante. Falta muito ainda por melhorar e, provavelmente, nunca estaremos satisfeitos, porém a disposição é constante em colaborar com os demais colegas por esses objetivos. Acredito que seja uma parte importante de nossa missão como docentes. “ - Dirceu Macagnan, Professor do IFB Campus Planaltina.

“Meu pai, professor e teórico da educação, simplificava a carreira docente em uma frase: ‘Para ser professor, é preciso gostar de gente.’ E cá estou eu, dedicada a essa máxima. Minha satisfação profissional, hoje, é acolher, entender necessidades e celebrar o desenvolvimento de cada aluno. A dedicação e o carinho não são elementos extraordinários ou gorjetas nos bancos escolares, mas o alicerce da ação docente verdadeira. É privilégio continuar nesse processo de trocas e, principalmente, de conexão com cada estudante que passa gentilmente pela minha vida. ” - Gláucia Melasso, professora do IFB Campus Brasília.

“Nós, professores, ao longo da nossa trajetória profissional, temos a chance de inspirar e empoderar várias gerações. No Instituto Federal, todas essas possibilidades se multiplicam diante da estrutura, da alta qualificação do corpo docente e de toda a rede de apoio representada por competentes colaboradores das áreas técnico-administrativas, parceiros essenciais na missão de acolher e educar todos os discentes.” - Edilberto Moura, professor do IFB Campus Estrutural.

O IFB reconhece a dedicação dos seus profissionais docentes e os parabeniza pela data.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página